da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) decidiu suspender temporariamente a entrega das suas contas a partir desta quinta-feira (28/02) e alterar a forma de cálculo que vinha sendo utilizada para a cobrança do consumo acumulado dos últimos três meses, em que as leituras não foram realizadas devido à apreensão dos servidores da empresa Allsan, em novembro do ano passado.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Wilson Unterkircher Filho, essa decisão foi tomada depois de reestudo dos cálculos que vinham sendo feitos para a emissão dessas contas, a partir da constatação de que um grande número de pessoas estão procurando os postos de atendimento ao público do Saae/Sorocaba, reclamando de valores altos nas contas.
"Estamos suspendendo a entrega das contas neste momento, para em seguida retomarmos esse serviço, já com o nosso sistema readaptado para a forma correta dos cálculos", explica Wilson Unterkircher.
O que o Saae/Sorocaba vem fazendo é a cobrança da diferença entre o que realmente foi consumido pelos munícipes nesses últimos três meses, em que não houve leitura, e o que já foi pago nesse mesmo período, visto que embora as leituras não tenham sido realizadas, as contas foram normalmente entregues, tomando por base para os cálculos o consumo de outubro/2012, quando ocorreu a última leitura antes da apreensão dos computadores da empresa terceirizada que realiza esse serviço.
Da forma como a autarquia vinha fazendo, a partir do resultado dessa diferença de consumos eram feitos os cálculos para o lançamento das contas, tomando-se por base o valor da faixa de consumo correspondente. Exemplificando: uma diferença de consumo que apontou 35 m³ tomava por base de cálculo a faixa de 31 a 40 m³, resultando numa conta cujo valor total ficaria em R$ 164,11. Com a nova forma de cálculo definida pelo Saae/Sorocaba, os mesmos 35 m³ cúbicos estão agora sendo lançados na primeira e mais barata faixa de consumo, correspondente a 10 m³, resultando assim numa conta de R$ 69,40.
"Estamos reconhecendo que houve um equívoco na forma de calcular essas contas e já o corrigimos, e desta forma esperamos minimizar a partir de agora os transtornos causados à população", destaca o diretor-geral.
A orientação aos consumidores que receberam as contas com valores altos, antes da correção promovida agora pela autarquia, é para que procurem um dos postos de atendimento, para que uma nova conta seja emitida, depois de devidamente corrigida.
Outra alternativa é emitir nos próximos dias a conta já corrigida pelo site do Saae bastando acessar o link 2ª Via de Fatura.
Aquelas pessoas que já efetuaram o pagamento das contas que receberam também não precisam se preocupar, pois terão o desconto do que foi lançado e pago a mais já na próxima conta, não havendo a necessidade de procurar o atendimento da autarquia, visto que as correções serão feitas automaticamente pelo sistema. O mesmo procedimento vale para as pessoas que estão inscritas no débito automático.
Quanto às contas que serão recebidas com atraso, devido à paralisação momentânea da entrega neste momento para o acerto dos cálculos no sistema do Saae/Sorocaba, não haverá problemas com os prazos para o pagamento, visto que as datas serão postergadas para que não haja prejuízos aos munícipes.