da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O "Quinzinho de Barros" é o único zoológico do Brasil a abrigar essa espécie. Esse animal ficou popular com o filme "Madagascar", no qual os personagens dançam e cantam o refrão "eu me remexo muito".
A partir desta sexta-feira (dia 1º), os visitantes do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", em Sorocaba (SP) poderão conferir três exemplares de lêmures-de-cauda-anelada (Lemur catta), sendo duas fêmeas e um macho, provenientes do Zoológico Aticca Zoo Park, da Grécia. Os bichos serão colocados em seu recinto, às 9h.
"O 'Quinzinho de Barros' é o único zoológico do Brasil a abrigar essa espécie. Isso é fantástico", comenta Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).
Tratam-se de primatas endêmicos da Ilha de Madagascar, no continente africano. Lá, eles vivem em florestas que vêm sendo destruídas pelo homem, ocasionando a diminuição de sua população a cada ano. "É um animal que se encontra em estado de vulnerabilidade segundo a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Esse fato comprova a importância da manutenção desses animais em cativeiro", completa.
Os animais chegaram ao Zoológico de Sorocaba em dezembro de 2012 e têm aproximadamente um ano de idade. "Estavam até este momento em quarentena, quando passaram por exames preventivos antes de serem encaminhados à exposição", explica o médico veterinário Rodrigo Teixeira, Chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Sema.
A dieta principal dos lêmures-de-cauda-anelada consiste em folhas, frutos, flores e insetos. Em cativeiro, são fornecidas frutas variadas, folhas verdes e insetos (como grilos, baratas e tenébrios) provenientes do biotério. Sua atividade é diurna. A cauda, longa e peluda, é utilizada na comunicação entres os indivíduos do grupo.
Serviço
Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros"
Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (15) 3227.5454