da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Desde a semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza a capacitação de 35 estagiários que atuam nos parques ecológicos Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Biquinha, Ouro Fino, "Chico Mendes" e Água Vermelha "João Câncio Pereira". As atividades acontecerão até esta sexta-feira (dia 1º), pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h, em cada unidade.
"O nosso objetivo é garantir que todos os estagiários estejam aptos a realizar as atividades nos parques com a população, por meio de diferentes vivências, diálogos e palestras", comenta Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente. Para isso, eles estão recebendo informações sobre educação ambiental, meio ambiente e temas técnicos-científicos, além de realizar visitas aos parques ecológicos e participar do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas, Tour do Rio Sorocaba e Tour do Cerrado. Ao todo, serão 40 horas de atividades teóricas e práticas.
De acordo com a Sema, em cada parque são desenvolvidos temas específicos. No Zoológico, a capacitação envolveu questões relativas à fauna, conservação da biodiversidade, história natural e importância das áreas verdes urbanas. No "Chico Mendes", a visita técnica abordou temas como vegetação, recuperação ambiental, viveiro e produção de mudas e permacultura.
No Parque da Biquinha, as informações serão sobre aves urbanas, consumo consciente, cultura indígena e o rio Sorocaba. No Parque Ouro Fino, os participantes conhecerão a nascente modelo do município de Sorocaba, bem como a importância da conservação da mata ciliar e da recuperação de nascentes. Também serão trabalhados diversos aspectos das questões relativas à arborização urbana.
Já no "Água Vermelha", os temas abordados serão mata ciliar, ambientes aquáticos, vegetação aquática, uso e conservação de recursos hídricos e acessibilidade para pessoas com deficiência física.
Para Raphael Silveira, estagiário da Sema, essa capacitação está sendo de extrema importante para a atuação deles (estagiários) nos parques ecológicos. "Estamos aprendendo a melhor forma de aplicar a educação ambiental com a comunidade que visita os nossos parques, mostrando a importância da preservação desses espaços", declarou.
Atividades desta terça-feira
Nesta terça-feira (dia 26), os estudantes participarão pela manhã, das 8h às 12h, do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas. Durante a visita monitorada, eles receberão conhecimentos sobre a arborização urbana, além de informações e curiosidades sobre as árvores de diferentes espécies antigas de Sorocaba, como uma copaíba com aproximadamente 185 anos, localizada na Vila Barão; um cedro de 83 anos localizado no Campolim; uma paineira de 67 anos localizada na praça Oxford, entre outras.
As árvores incluídas na visita fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui atualmente e que tem imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba.
Já à tarde, das 13h às 17h, eles farão uma visita técnica ao Parque Ouro Fino, na Zona Oeste da cidade. Segue abaixo a programação completa:
Dia 26 (terça-feira)
Tour das Árvores
Local: Parque da Biquinha
Horário: das 8h às 12h
Apresentação do parque
Local: Parque Ouro Fino
Horário: das 13h às 17h
Dia 27 (quarta-feira)
Apresentação do parque
Local: Parque da Biquinha
Horário: das 8h às 12h
Tour das Árvores
Local: Parque da Biquinha
Horário: das 13h às 17h
Dia 28 (quinta-feira)
Tour do Cerrado e Jardim Botânico
Local: Parque Natural "Chico Mendes"
Horário: das 8h às 12h
Apresentação do parque
Local: Parque da Biquinha
Horário: das 13h às 17h
Dia 1º (sexta-feira)
Apresentação do parque
Local: Parque Ouro Fino
Horário: das 8h às 12h
Apresentação do parque
Local: Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira"
Horário: das 13h às 17h