da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Apresentar um pouco da história, costumes, valores e curiosidades presentes em cada rua, espaço público ou edifícios de Sorocaba é a proposta que a Secretaria de Cultura e Lazer (Secult) promove, na próxima quarta-feira, 27, dentro do projeto Passeios Culturais.
E quem tiver mais de 12 anos e quiser participar gratuitamente dessa aventura pode se inscrever pelo telefone 3231-5723, a partir da segunda-feira (25), das 8h às 17 h.
O primeiro passeio deste ano será à noite, das 19h30 as 21h30, pela área central da cidade. A visita começa pela Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", na rua da Penha, percorrendo a rua Miranda Azevedo, a praça Carlos de Campos, largo e Mosteiro de São Bento e praça Coronel Fernando Prestes.
Os destaques ficam por conta do prédio da Biblioteca Infantil, construído no final do século XIX como residência e que mantêm muito de suas características originais, enriquecidas por suas diferentes utilizações no decorrer do tempo. O prédio que já abrigou um banco, museu, biblioteca, centro acadêmico, mantêm, além de importante acervo em livros, um circo, uma cozinha caipira e uma série de atividades ligadas à cultura.
A rua da Penha – uma das mais antigas da cidade, rota de índios e tropeiros, abrigou a primeira Igreja de Santo Antônio, fábrica de facas, rua de ourives, de comerciantes e moradores que contribuíram e contribuem para a nossa identidade. Por ali vagou, também, no início do século XX, um curioso e alto fantasma, assombrando os moradores para encontrar a sua amada. História que, certamente, ajudará a prender a atenção de quem participar do projeto.
A atualmente conhecida praça Carlos de Campos também contribui com o roteiro. O lugar abrigou o primeiro cemitério a céu aberto e fora das igrejas, teve no seu entorno fatos curiosos, manteve uma capela de Santa Cruz, um correr de chalés que marcaram uma época com o início de jardins defronte às casas, varandas para ver o movimento e as primeiras garagens.
O largo de São Bento, primeiro núcleo de Sorocaba, mantêm a Igreja de Sant'Ana e Mosteiro de São Bento, construídos por iniciativa do fundador Baltasar Fernandes. Abriga uma caixa d'água, manteve um espaço para apresentações artísticas (Concha Acústica) e manteve, no seu entorno, o primeiro núcleo luterano, onde se casou, no século XIX, o escritor Júlio Ribeiro.
A rua de São Bento, aberta e construída em cima do Peabiru – um conjunto de trilhas indígenas pré-colombianas, serviu de residência para o famoso Sarutaiá, capitão-mor e um dos homens mais poderosos do século XVIII e início do XIX, construtor do recolhimento de Santa Clara e possuía fazendas espalhadas pelo interior.
Descendo o trecho, o prédio que abriga, hoje, os Correios, foi sede da Câmara Municipal de 1863 a 1930 em imponente sobrado de taipa de pilão e abrigava no térreo a Cadeia onde, às tardes, o corpo de guardas e presos entoavam cantando as ave-marias, acompanhados, o lado de fora, pelos moradores.
No último espaço a ser visitado, a praça Coronel Fernando Prestes, os integrantes do passeio saberão sobre as antigas Cavalhadas, festas, comícios e manifestos, além de rememorarem o famoso footing – namoro entre os jovens, clubes, bares entre outras tantas histórias.
A segunda edição do "Passeios Culturais" está marcada para o dia 9 de março e vai visitar o Cemitério da Saudade, das 14h30 às 16h30.