Dengue - Quatro UBS's ampliarão o horário de atendimento a partir desta 4ª feira

20/2/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A partir desta quarta-feira (20), as unidades básicas de saúde (UBSs) dos bairros Sorocaba 1, Lopes de Oliveira, Vitória Régia e Vila Hortência vão realizar o atendimento das 7h às 22h, ampliando o horário de funcionamento. Essa é uma das medidas da Prefeitura de Sorocaba para ajudar no combate à dengue no município.

No caso de uma pessoa apresentar algum dos sintomas da dengue (como febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), ela deve procurar a UBS mais próxima de sua residência.

De acordo com o secretário da Saúde, Armando Raggio, as UBSs são unidades competentes para trabalhar com essa doença. "Com isso, estamos dando a oportunidade para que as pessoas que apresentarem algum sintoma da dengue vão até a unidade mais próxima de sua residência. No local, os profissionais vão poder detectar o problema e tomar as primeiras medidas para controlar a doença, sem a necessidade de procurar uma unidade de urgência e emergência", explica o titular da pasta.

Na semana passada, em entrevista coletiva, Raggio havia definido que quatro UBS da Zona Oeste começariam a ampliar o horário de atendimento. "Nós reconsideramos essa posição e vimos que não seria estratégico abrir as unidades de uma mesma região, já que temos casos espalhados por toda a cidade, por isso a alteração. Com isso vamos atingir três regiões da cidade", comenta o secretário da Saúde. De acordo com a SES, conforme a necessidade, outras unidades poderão também ampliar o horário de atendimento à população.

Desde janeiro, a equipe que trabalha no combate à dengue foi reforçada em mais 76 profissionais, entre agentes de vigilância, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

 Encontro entre as esferas públicas

 Na tarde desta terça-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal da Saúde e representantes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Estado da Saúde, e do Ministério da Saúde estiveram reunidos no auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba "Jorge Guilherme Senger".

O objetivo do encontro foi apresentar as ações que a Prefeitura de Sorocaba vem tomando, desde o controle do vetor da doença até o atendimento da população nas unidades de saúde. "É muito satisfatório saber da confirmação das nossas atitudes para controlar e combater o Aedes aegytpi", ressaltou Armando Raggio.

O secretário aproveitou o momento para alertar a toda a sua equipe sobre a importância de cada um verificar em sua residência e no seu ambiente de trabalho se existem criadouros do mosquito. "É importante dizer que o mosquito é domiciliar, está dentro da nossa casa. Estamos providenciando que os espaços públicos se mantenham limpos. Mas o risco de ter contato com a doença está na proliferação do mosquito dentro de nossas residências", destacou Raggio.

Por isso, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e, assim, possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. É preciso que os munícipes confirmem ainda se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintais e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental tampar vasos sanitários e cobrir a piscina.

Compartilhe no Whatsapp