da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Dezenas de casais interessados em oficializar sua união compareceram na manhã deste sábado (16) na Secretaria da Cidadania (Secid), para participar da edição 2013 do Casamento Comunitário. As primeiras pessoas começaram a chegar ao local por volta das 6h da manhã e ás 8h já tinham 70 casais. Os primeiros 150 casais preencheram todas as vagas disponíveis, porém, outros 11 interessados também poderão participar, totalizando 161 casamentos.
O Casamento Comunitário é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e acontecerá dia 16 de março, a partir das 15h, no clube Recreativo Central. A novidade este ano será o formato do evento, voltado para a formação dos casais para o matrimônio. Dessa forma, no dia 16 de março das 15h ás 17h, os noivos assistirão a quatro palestras com temas diversos, seguido da bênção nupcial ecumênica e da confraternização e fotos.
Neste dia, os noivos não precisarão usar o tradicional vestido de noiva e terno. "A experiência do ano passado, quando dos 150 inscritos apenas 90 compareceram, demonstrou que precisávamos fazer alguns ajustes. Resolvemos oferecer, então, duas possibilidades e já que íamos mexer no formato, decidimos introduzir o curso de formação, que será um momento para os noivos refletirem sobre a importância do casamento", explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Maria Inês Moron Pannunzio.
Para aqueles que optarem pelo uso dos trajes tradicionais, haverá uma celebração ecumênica no dia 26 de maio em local a ser definido.
A noiva Elisangela Rodrigues dos Santos, 28 anos, por exemplo, não sabe se irá usar o vestido de noiva. "Eu ainda vou pensar, pois sou muito tímida e, além disso, tem o custo do vestido", explica.
Ela conta que conheceu seu companheiro, Luis Fernando, com quem mora há 6 anos e tem uma filha de 2 anos, nos tempos de escola. "Éramos amigos, nos tornamos namorados e decidimos viver juntos", conta.
O pedido de casamento partiu dele e de uma forma bem criativa. "Ele achou a matéria na internet e postou no meu Facebook com o pedido: 'quer casar comigo? E eu aceitei", lembra emocionada.
Entre os participantes, de um lado, estão jovens casais. De outro, aqueles que querem oficializar uma união que já dura muitos anos. É o caso de Luisa Aparecida Xavier de 47 anos que vive com seu companheiro há 25 anos. "Ainda não caiu a ficha. Estou muito emocionada", conta.
Luisa conta que não queria casar devido a outros relacionamentos que não deram certo. "Mas este está dando certo há 25 anos e vamos comemorar nossas bodas de prata no dia 16", finaliza Luisa.