da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma pesquisa pós-curso, realizada pela Secretaria das Relações do Trabalho (Sert), indica que 56% dos alunos que concluem algum dos diversos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) conseguem colocação no mercado de trabalho. O levantamento foi realizado por funcionários, que coordenam os cursos da Uniten, por meio de contato direto com ex-alunos, entre 30 e 40 dias após a conclusão do curso.
A pesquisa, realizada no último bimestre de 2012, apontou que de um total de 1.097 pessoas que haviam concluído um dos cerca de 30 cursos da Uniten, 614 já estavam trabalhando. Conforme destaca o secretário Luis Alberto Firmino, o que é mais importante é que a maioria desse pessoal foi contratado com registro em carteira.
Outro fator positivo é que o quadro mostra uma evolução no volume de alunos contratados: em 2010, 47% dos entrevistados estavam trabalhando quando da realização da pesquisa; em 2011, 54% e no ano passado foi de 56%. Dos 614 contratados, 47% fizeram cursos voltados ao setor industrial, como Inspetor da Qualidade, Sistema Toyota de Produção, Conferente na área de Logística e Soldador.
A área de serviços absorveu 30% dos contratados, que concluíram cursos de beleza, culinária, cuidador de idoso e infantil, marceneiro e corte e costura, entre outros. A área adminstrativa, com cursos como Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Contábil, informática e línguas, concentrou 23% das contratações de alunos formados pela Uniten.
Para Luís Alberto Firmino, o índice de 56% mostra a credibilidade dos cursos da Uniten. "A certeza que temos é que se trata de um trabalho contínuo. A cidade não deixará de receber investimentos por falta de mão de obra qualificada. Muitos desses trabalhadores são chefes de famílias, então, deduzimos que o benefício é bem mais abrangente", diz.
O secretário das Relações do Trabalho ressalta que para este ano a expectativa é de um desempenho ainda melhor, em função da nova estrutura da Uniten. "Ganhamos uma condição muito melhor para atender a demanda na qualificação profissional", diz Firmino, lembrando que a escolha dos cursos oferecidos na Uniten é feita com base em pesquisas e sondagens nas empresas, comércio e setor de serviços.
Com capacidade para atender até 20 mil alunos/ano, o novo prédio da Uniten conta com 2.200 m2 de área construída, em três pavimentos. Cada andar possui sete salas de aulas e dois banheiros, além do setor administrativo. O prédio abriga ainda 7 laboratórios equipados para atender os segmentos de hidráulica, pneumática, eletrônica analógica, metrologia, beleza, culinária e dois de informática.