da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com o tema "Com essa eu vou!", material publicitário já está nas ruas desde o início do mês. Além disso, equipes do Programa Municipal DST/ Aids
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), lançaram no início do mês a campanha "Com essa eu vou!". O objetivo principal da ação é conscientizar a população sobre a prevenção contra as DSTs e Aids, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais.
"Os cuidados preventivos contra as DSTs e Aids devem ser mantidos durante todo o ano. A campanha aproveita o Carnaval para falar mais uma vez da importância da prevenção", comenta o coordenador do Programa DST/ Aids, José Ricardo Pio Marins.
A nova campanha está na mídia, com a veiculação de materiais publicitários educativos nos ônibus, outdoors, cartazes, spots nas rádios, bexigas coloridas, adesivos e folderes, que estão distribuídos por toda a cidade.
Também dentro da estratégia da campanha, equipes do Programa Municipal DST/ Aids, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), participarão dos eventos oficiais do Carnaval. Elas estarão na barraca inflável do Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), que ficará no sambódromo da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Os funcionários do programa vão usar a camiseta com os dizeres "Com essa eu vou!" e, na barraca, disponibilizarão preservativos, adesivos e bexigas coloridas aos interessados.
Além da campanha, o Programa Municipal DST/ Aids vai reforçar todas as ações de prevenção à Aids e às outras doenças sexualmente transmissíveis durante os cinco dias de folia. Nos eventos e nas unidades de saúde, serão disponibilizados cerca de 100 mil preservativos e material informativo, para quem deseja esclarecer dúvidas para garantir o sexo seguro. "Com mais pessoas conscientes dos riscos, haverá mais proteção contra o HIV e será mais fácil combater a doença", destaca Ricardo.
A estratégia de testagem do HIV "Fique Sabendo" é uma das ações que funciona de forma permanente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Coas, que fica na rua da Penha, 770, Centro. Quem procura qualquer uma essas unidades durante o ano todo passa por uma equipe de aconselhadores e faz o teste de HIV de maneira descomplicada e com privacidade.