Secretarias apresentam ações contra a dengue

7/2/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio promoveu na manhã desta quarta-feira (6) uma reunião com o secretariado municipal em seu gabinete, no 6º andar do Palácio dos Tropeiros, para verificar as providências que cada pasta está tomando para o combate à dengue. Sorocaba já tem 50 casos confirmados da doença desde o início do ano, o dobro do total registrado em todo ano de 2012.

A cidade enfrenta um surto. O número de casos autóctones é maior do que os importados e o Governo Municipal está intensificando as ações para a eliminação de focos do mosquitoAedes aegypti e aumentar a conscientização da população.

A importância do combate à dengue por todos os setores da Administração Municipal já havia sido abordada por Pannunzio em outra reunião de secretariado no último dia 29 de janeiro, em razão do atual cenário da doença na cidade, sendo o segundo encontro para verificação das providências que as secretarias já tomaram.

"Todas apresentaram o que fizeram e o que está em andamento. Além disso, técnicos do setor de Vigilância em Saúde fizeram uma apresentação, para que cada secretário tenha aumentado seu nível de conhecimento no combate ao mosquito Aedes aegypti e recebido informações adicionais aos casos da cidade", explica.

Entre as providências, estão o agrupamento na Secretaria de Parcerias (Separ) dos serviços de manutenção da cidade, como a limpeza de terrenos público, parques, praças, espaços de lazer e áreas verdes. Após a reforma administrativa, a secretaria voltará a se chamar Secretaria de Serviços Públicos (Serp). O prefeito ressaltou que a Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ) está averiguando meios legais da Prefeitura tomar providências em relação a propriedades particulares, por exemplo, imóveis abandonados para a ação de combate`ao mosquito transmissor da doença.

Prevenção é fundamental

Desde o início do ano até sexta-feira (1), foram confirmados 50 casos de dengue em Sorocaba. Este número, divulgado pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES), na tarde desta segunda-feira (4), já é o dobro do total registrado em todo o ano passado na cidade (25 casos da doença em 2012).

De acordo com o novo boletim epidemiológico, que analisa a situação da dengue em Sorocaba, foram notificados 556 casos suspeitos na cidade até o dia 1º de fevereiro. Dos 50 casos confirmados, 32 são autóctones (contraídos na própria cidade) e 18 são importados (cujos pacientes retornaram doentes de outras localidades). "O número de contaminações locais superou o total de casos importados da doença, o que demonstra claramente a transmissão sustentada e que a cidade encontra-se em surto", explica a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos.

Carnaval

Quem pretende viajar durante o feriado prolongado de Carnaval deve ficar atento e tomar alguns cuidados para tentar evitar o aumento do número de casos de dengue na cidade. A SES reforça as orientações de prevenção e combate à doença para aqueles que estão planejando visitar outras localidades nos próximos dias.

Antes de viajar, é preciso fazer uma vistoria em casa e eliminar todos os objetos que possam acumular água da chuva, principalmente na área externa. "É preciso confirmar se não há calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental deixar os vasos sanitários tampados. Todos os criadouros do mosquito transmissor da dengue devem ser removidos", orienta Daniela.

Aqueles que pretendem visitar regiões onde há casos da doença, há mais recomendações: "Usar repelente durante a permanência nesses locais e, após o retorno, ficar atento ao aparecimento de sintomas por quinze dias. Apresentando febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas na pele, a indicação é procurar uma unidade de saúde e relatar ao médico que esteve viajando", diz a diretora da Área da Vigilância em Saúde.

Compartilhe no Whatsapp