da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma assembleia realizada na tarde desta terça-feira (5) no Palácio dos Tropeiro, na Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), definiu o economista e professor universitário Flaviano Agostinho de Lima como o novo presidente do Núcleo de Planejamento Regional S/A (Nuplan). Empresa pública criada pela Prefeitura de Sorocaba, o Nuplan foi institucionalizado no ano passado para planejar o desenvolvimento da região de Sorocaba de forma integrada, com a participação do Poder Público, universidades e entidades da sociedade civil organizada dos 31 municípios da região.
Apesar de ter sido oficializado no ano passado, os trabalhos do Nuplan vêm sendo desenvolvidos desde 2005, início da gestão do então prefeito Vitor Lippi, integrando o Poder Público e instituições da sociedade civil. Entre suas atribuições está a elaboração de diagnósticos social, ambiental, cultural, urbanístico e econômico, a fim de constituir um banco de dados em que será constado tudo o que cada cidade tem a oferecer para o fortalecimento da região, além de demonstrar todos os projetos municipais existentes que possam contribuir para essa integração.
Flaviano, que já integrava o Nuplan como voluntário, agradeceu a confiança do prefeito Antonio Carlos Pannunzio e da equipe que trabalhou nos últimos anos para institucionalizar o Nuplan. Ele destacou Sorocaba como o centro da região e o bom momento de desenvolvimento vivido pela cidade. "O Nuplan vai trabalhar com indicadores, pesquisas e dados para propor novas alternativas e contribuir com o desenvolvimento de Sorocaba e região; pensando não só o perfil industrial e de serviços, mas também o agropecuário e o desenvolvimento como um todo, inclusive ambiental e social", acredita.
Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e advogado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), Flaviano é mestre em Economia Política pela PUC-SP e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí; foi pró-reitor comunitário da Universidade de Sorocaba (Uniso) e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e secretário-geral da Fundação Dom Aguirre.