Cursos do Sabe Tudo recebem mais de 6.400 inscrições

6/2/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com o segundo maior número de candidatos, encerrou-se no último sábado (2), as inscrições para os curso de informática e cidadania, oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba, nas unidades do Sabe Tudo. Ao todo, 6.436 pessoas fizeram a inscrição, segunda maior participação desde a implantação do programa em 2007.

As aulas começam no dia 4 de março e um dado interessante é que do total de inscritos, quase 700 são pessoas com idade acima dos 55 anos, alguns destes septuagenários, que desejam aprender a navegar na internet, a operar um computador. Os cursos de informática níveis I e II e ainda de cidadania, serão realizados nas 30 unidades do Sabe Tudo, distribuídas por várias regiões da cidade.

Com 389 inscritos, o Sabe Tuto do Jardim Bonsucesso, localizado ao lado da EM "Inês Rodrigues Cesarotti", é o que apresentou o maior número de pessoas interessadas em participar dos cursos que tem 4 meses de duração. A princípio são 3.200 vagas oferecidas nos três cursos, e o critério utilizado pela Secretaria municipal da Educação para classificação dos alunos é pela renda familiar.

Agora a ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura no projeto, convidará os candidatos para uma reunião, quando será apresentada a planilha de aulas, bem como o desenvolvimento do curso. No caso do não comparecimento injustificado dos classificados, os subsequentes do cadastro de reserva são chamados. Os cursos são divididos em dois módulos: o primeiro é direcionado à inclusão digital, no qual os alunos terão noções básicas de uso do computador, internet, acesso e liberação para uso.

O segundo módulo foca a alfabetização digital, que inclui noções sobre automação de escritório, Windows, Word e Excel e, ainda, conhecimento básico de instalação de hardwares (impressora, vídeo, HD, drive de CD). Durante os cursos, que são totalmente gratuítos, os alunos também terão acesso a informações sobre cidadania, que serão ministradas a partir de palestras e filmes de higiene pessoal, saúde, meio ambiente, mercado de trabalho, prevenção a drogas e DST, responsabilidade social, comportamento, entre outros.

Cada aluno receberá uniforme, material didático e, ao final do curso, que dura quatro meses, o certificado. Podem participar pessoas a partir dos 7 anos e o melhor aluno de cada unidade recebe como prêmio um computador. Muitos dos jovens que se formaram conseguiram reforçar o currículo, o que os ajudou a conquistar o primeiro emprego.

A secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, ressalta que, além dos cursos de informática, as unidades do Sabe Tudo oferecem acesso à internet para os estudantes, especialmente os da rede pública, onde podem fazer pesquisas para trabalhos escolares, entre outras tarefas. "As crianças, os moradores em geral, também podem usufruir da pequena biblioteca com várias obras interessantes, as principais revistas da semana e ainda os jornais do dia", explica.

Compartilhe no Whatsapp