da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma equipe da Secretaria de Parcerias de Sorocaba (Separ) esteve em Brasília, na última quinta-feira (31), para participar de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que discutiu o atual panorama da destinação de resíduos sólidos no Brasil, com foco nos resíduos eletroeletrônicos. O encontro contou com a presença da Coordenação Geral de Análises da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e também da Agência Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
De acordo com o secretário de Parcerias, Roberto Juliano, a equipe de Sorocaba foi convidada para apresentar a experiência do município em coleta seletiva e, especialmente, sobre a destinação do lixo eletroeletrônico, já que desde 2011 está em funcionamento na cidade o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, localizado no Jardim Iguatemi.
Gislaine Vilas Boas, assessora técnica da Separ, que esteve no encontro, conta que o MDIC apresentou as perspectivas do país para o mercado de reciclagem de eletrônicos, principalmente na recuperação de metais preciosos, que são utilizados em placas de celulares e outros eletrônicos. "Há interesse por parte do governo e da Jica em haver uma cooperação técnica entre ambos, no sentido de troca de informações sobre a reciclagem de eletrônicos. Em março, será realizada mais uma edição do Seminário Brasil – Japão, que desta vez terá como tema central a destinação de resíduos eletroeletrônicos e o chamado e-waste. Isso é muito positivo para Sorocaba, pois é um reconhecimento do trabalho desenvolvido aqui", analisa.
Visita de Louveira
Na quarta-feira passada (30), a Separ recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Louveira, Estanislau Steck. O vereador, acompanhado de uma equipe técnica da Prefeitura daquele município, veio conhecer e buscar informações sobre o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Sorocaba.
Louveira é uma cidade localizada na região de Jundiaí, com cerca de 40 mil habitantes. Segundo a assessora técnica da Separ, Gislaine Vilas Boas, o município pretende implantar a coleta seletiva e, por isso, quis saber mais sobre a experiência em Sorocaba. "A comitiva de Louveira saiu muito satisfeita da visita e disse que deverá utilizar nosso modelo como exemplo na formação de cooperativas e inclusão de catadores", diz.