Volta às aulas tem esquema especial de trânsito e orientação nas escolas

4/2/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com o início de mais um ano letivo, a Urbes – Trânsito e Transportes passa a adotar um esquema especial para a cidade a partir de segunda-feira (4). Agentes de trânsito irão operar, orientar e fiscalizar o tráfego de veículos nas proximidades das escolas, principalmente, aquelas que possuem histórico de tráfego intenso e que pode causar reflexos negativos em importantes vias da cidade. De acordo com estudos feitos por técnicos da Urbes, durante o período de aulas há um aumento de 30% no número de veículos nas ruas. A frota total hoje em Sorocaba é de 395.220 veículos.

Os agentes devem priorizar algumas instituições com operações contínuas nas primeiras semanas por estarem localizadas em pontos estratégicos do sistema viário e que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas, provocando grande impacto no trânsito. As demais escolas serão monitoradas de acordo com o impacto causado no trânsito local.

Também receberão atenção especial dos agentes todas as regiões onde existe um aumento significativo da demanda veicular, entre elas, os principais corredores viários como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais o monitoramento em praças como a Nove de Julho e a da Bandeira.

Central Semafórica

A participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é parte fundamental nessa operação, promovendo os ajustes dos semáforos nos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio do Sistema de Câmeras, a Urbes promoverá os ajustes necessários nos tempos dos semáforos, contribuindo assim para aumentar a fluidez.

Sinalização revitalizada

Como parte da operação, a Urbes realiza ainda, desde o início do ano, a revitalização da sinalização de unidades escolares promovendo a manutenção das faixas de travessia de pedestres e a substituição de placas. A meta é proporcionar a segurança para pais e alunos.

Na prévia observação do entorno da escola, as principais condutas de risco são analisadas e, no início das aulas, faixas de orientação com temas específicos como "estacionamentos irregulares, fila dupla, desembarques de risco, crianças fora de assentos de segurança" entre outros são colocadas estrategicamente para o alerta dos condutores e pedestres.

Educação para o Trânsito

Denominada Campanha "Volta às Aulas", a ação educativa da Urbes contará com duas etapas: a primeira é para os universitários e tem o objetivo de inibir os chamados 'trotes' aos calouros que ocorrem nos principais cruzamentos da cidade.

A proibição ao trote na cidade de Sorocaba existe desde 1995 dada pela Lei Municipal nº 4.828, de 07 de junho de 1995 e que, em 2007 foi ratificada através do artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo este artigo, é proibido ao pedestre permanecer ou andar nas pistas onde trafegam os carros, exceto para cruzá-las onde for permitido. O CTB informa ainda que é proibida qualquer atividade em grupo capaz de perturbar o trânsito, salvo aquela com licença da autoridade competente.

A segunda etapa da campanha é dirigida aos estudantes com o intuito é orientá-los quanto às atitudes corretas ao ir e voltar da escola e, indiretamente, envolver os pais neste contexto.

A orientação dos estudantes dos ensinos infantil e fundamental acontece em sala de aula através da apresentação de uma esquete teatral e entrega de cartilhas com orientações de segurança no trajeto casa-escola-casa realizada pelo agente de trânsito.

 

Dicas de segurança no trânsitopara pedestres e motoristas

Ao pedestre

Ao motorista

Olhe para os dois lados antes de atravessar.

Reduza a velocidade.

Atravesse, sempre que possível, na faixa de pedestre.

Respeite o pedestre na travessia.

No semáforo, aguarde a parada dos carros para atravessar.

Use cinto de segurança sempre. Lembre ao passageiro que ele também deve usar

Evite curvas e esquinas e atravesse em linha reta, sem correr.

Crianças com menos de 10 anos de idade devem ser transportadas no banco traseiro com cinto de segurança.

Ande sempre na calçada e longe do meio-fio.

Só estacione em local permitido e Parar em fila dupla para embarque ou desembarque coloca em risco a vida da criança e congestiona o trânsito.

Evite atravessar na frente ou atrás de veículos parados.

Ao pilotar, utilize o capacete com a viseira fechada ou com óculos de proteção. O passageiro também deve seguir as mesmas regras. Somente crianças com mais de sete anos podem andar na garupa. O tamanho do capacete deve ser adequado a ela.

O transporte coletivo é uma ótima opção. Além de oferecer segurança durante o trajeto, diminui o fluxo de 50 veículos de passeio na via, e dá a oportunidade do estudante ir e voltar com os amigos.

Parar seu veículo em fila dupla, além de infração, ocasiona riscos para o embarque e desembarque e causa transtornos ao trânsito.

Compartilhe no Whatsapp