da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os cerca de 47 mil alunos da rede municipal de Ensino, abrangendo desde a educação infantil, ensino fundamental e médio, terão nesta segunda-feira (4), o primeiro dia de aula de 2013. Também começam o ano letivo os estudantes do curso de alfabetização de jovens e adultos EJA, "Alfa Vida". Entre as novidades estão a entrada em funcionamento de várias novas unidades de educação infantil e Ensino Fundamental.
Entre essas novas unidades está a EM "Leda Therezinha Borghesi Rodrigues", do bairro Ipanema Ville, que conta com prédio da Oficina do Saber e vai beneficiar quase 1.000 alunos. Também começam a funcionar as escolas do Éden, do Jardim Renascer, o novo CEI 33 do Jardim Nova Esperança e a nova escola de Ensino Fundamental de Brigadeiro Tobias.
Algumas unidades escolares terão o início das atividades diferenciado, porque sofreram atraso nas obras, por imprevistos como as chuvas do mês de janeiro. A Secretaria municipal da Educação comunica aos pais que, em virtude disso, a creche do Wanel Ville tem previsão de entrar em funcionamento em março, Jardim Pacaembu – fevereiro, Parque São Bento – maio, Jardim Santa Esmeralda – março, Habiteto – março, Jardim Alegria – abril, Jardim Tropical – abril, Jardim Califórnia – abril e Piazza di Roma – maio.
Conforme destaca a secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, esforço conjunto com a Secretaria de Obras é realizado desde os primeiros dias de janeiro para a conclusão dessas unidades, mas fatores como as chuvas atrasaram os trabalhos. "Pedimos a compreensão dos pais pelo atraso. Tudo que é possível estamos fazendo para acelerar a entrada em funcionamento dessas unidades", explicou.
A exemplo de 2012, o ano letivo terá 200 dias, excluídos os feriados e pontos facultativos. As unidades educacionais que atendem crianças de quatro meses a 3 anos, não param durante o recesso escolar de julho. Com a entrada em funcionamento da escola do Ipanema Ville. Com essa, Sorocaba passa a ter 31 escolas municipais que contam com atividades do programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber.