da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Canal 28 é de concessão do município, que cede à emissora para repetição de sua programação.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou na tarde desta quinta-feira (31), em seu gabinete no sexto andar do Palácio dos Tropeiros, o pedido de instalação de canal digital para a Rede Vida.
Detentora da concessão do canal 28, ocupado pela emissora, a Prefeitura é quem deve oficiar ao Ministério das Comunicações o pedido da mudança, que moderniza o sinal de retransmissão.
Na presença do arcebispo de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, do diretor da Rede Vida, João Monteiro de Barros Neto e do presidente da Associação Santa Clara de Comunicação, diácono José da Cruz, Pannunzio assumiu sua satisfação em ser ele a assinar o documento que vai promover a atualização do sinal da emissora.
A partir de agora, caberá à Rede Vida comprovar junto ao Ministério das Comunicações sua capacidade de assumir a modalidade de retransmissão e, assim que for outorgada, fazer a instalação dos equipamentos necessários à mudança no sinal.
A Rede Vida já é repetidora analógica para Sorocaba e está em outros vinte municípios no interior de São Paulo.
Para o presidente da emissora, a atitude de Pannunzio não é representativa apenas para os católicos, mas demonstra o grau de importância que o prefeito dá à modernização de um sistema e, mais, ao cumprimento de uma lei que, em 2016, vai extinguir todos os canais analógicos.
De fato, Monteiro Neto disse que há uma forte tendência de que as emissoras encerrem seu ciclo analógico em 2014, ano da Copa do Mundo; o que colocaria o país numa situação de privilégio já que os canais acima de 55 ficariam disponibilizados para atendimento da tecnologia 4G. "E nós estamos fazendo nossa parte, com a ajuda do senhor, prefeito", assegurou.
Também participaram do ato os secretários da Habitação, Hélio Godoy, de Governo e Relações Institucionais, João Leandro da Costa Filho e de Negócios Jurídicos, Anésio de Lima.