Fiscalização vai às casas noturnas a partir desta quinta-feira

1/2/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), por meio do setor de Fiscalização e da Guarda Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros começam na noite desta quinta-feira (31) a fiscalização de casas noturnas da cidade.

A decisão foi tomada pela manhã num encontro que reuniu o titular da Sesco, Roberto Montgomery Soares, o comandante do Corpo de Bombeiros, o major Augusto Galvão, o capitão Roberto Elias, o comandante da GCM, Benedito Zanin e o chefe da Fiscalização, Rubens Costa Junior, num trabalho de planejamento das ações que visam a identificar problemas de ordem administrativa e de segurança em discotecas, casas de show, salão de festas, bufês e clubes.

Um levantamento realizado pelos bombeiros atualizou o número de estabelecimentos desta natureza, apontando que Sorocaba possui 76 imóveis registrados. Desses, 29 não possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que trata, justamente, da segurança no funcionamento dos espaços. Anteriormente, a Fiscalização da Sesco havia identificado 39 casas noturnas, cinco das quais não teriam inscrição municipal.

Com base nesses dados, a fiscalização vai priorizar esses locais e os pontos de maior concentração de público aos finais de semana. "Devemos aproveitar esse momento para colocar tudo em ordem", disse o comandante dos Bombeiros, referindo-se a uma atuação assertiva em consonância, inclusive, com determinação do governador Geraldo Alckmin que estabeleceu esta semana a ação "Prevenção Máxima" junto a casa noturnas.

Da parte da Prefeitura serão avaliadas as documentações de licenciamento para funcionamento e do Bombeiros, o trabalho leva em consideração desde a capacidade de lotação à disposição de mobiliários em pontos de escape, por exemplo. Cabe aos bombeiros checar, também, a distribuição de equipamentos de segurança como extintores e a disposição de portas e janelas, segundo a função do estabelecimento.

A força-tarefa, composta por fiscais de obras e de atividades, Guardas Municipais, técnicos do Corpo de Bombeiros se concentra a partir das 19h30 na rua Pernambuco, 100 para uma preleção junto aos agentes. Em seguida, o grupo sai para vistoriar pelo menos seis unidades nesta quinta-feira (31).

O trabalho, porém, vai exigir que o grupo atue durante todo o mês de fevereiro. De acordo com Roberto Montgomery, o trabalho será minucioso. "Nosso dever é assegurar que as casas noturnas, os locais de grande aglomeração funcionem garantindo a segurança das pessoas", reiterou.

Assim, o secretário de Segurança disse que na próxima semana deverão ser visitados aqueles espaços onde acontecem as festas e bailes de carnaval. A ideia de Montgomery é contar, também, com o apoio da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal da Saúde para fechar o cerco em todos os sentidos. "Vamos usar o rigor da lei. Não há uma caça às bruxas, mas não podemos permitir que irregularidades ponham em risco quem sai de casa para se divertir", assegurou.

Compartilhe no Whatsapp