da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
"Trazer de volta o encanto para as creches". Foi com este objetivo que a presidente de Fundo Social de Solidariedade (FSS) e primeira-dama, Maria Inês Moron Pannunzio, e secretária da Educação (Sedu), Dulcina Guimarães Rolim, reuniram-se para debater a Educação Infantil da rede municipal de ensino de Sorocaba com diretoras e supervisoras. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (31).
Na reunião, Maria Inês reafirmou sua posição. Além de comandar o FSS, será parceira da Sedu no que diz respeito a creches. "Estou aqui para mostrar minha disponibilidade de estar lado a lado com as diretoras com o objetivo de tornar nossas creches melhores ainda", disse.
Segundo ela, o encantamento pela creche deve começar com os próprios funcionários, passando pelo trabalho pedagógico realizado por eles, transmitindo, por fim, para as crianças o colorido e o "gostar de estar naquele ambiente". A ideia é dar mais crédito e respeito às creches, além de ampliar o número de vagas.
"Temos uma demanda reprimida e para transformarmos as creches num espaço educativo de fato é preciso que o número de crianças e profissionais seja adequado. Esta é nossa preocupação: ampliar o número de creches, mas com qualidade educativa", explicou Maria Inês, revelando que visitará as unidades locais para conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido.
Também a secretária da Educação falou dos esforços que estão sendo empreendidos neste início de governo. "A creche se configurou como um grande desafio, principalmente pela demanda reprimida. Já existem vários prédios em construção e estamos procurando atender a todos os inscritos e aos pedidos de transferência, visando a proximidade da criança com sua casa e a família. Pretendemos atingir um patamar de quantidade e qualidade bem satisfatório. Esse é nosso foco", afirmou Dulcina.
Ainda, durante o encontro, as diretoras e supervisoras aproveitaram para expor suas propostas e ideias. Daniele Cazari, diretora do Centro de Educação Infantil 77, falou sobre sua expectativa do novo governo. "Estamos muito contentes por poder sermos ouvidas. Também temos uma grande expectativa dessa parceria com a Maria Inês devido ao seu grande conhecimento e experiência. Esta abertura por parte dela é muito importante para nós", disse.
Sorocaba conta hoje com 71 creches, atendendo cerca de 7 mil crianças de zero a 3 anos de idade.