da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A vice-prefeita e secretária da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), Edith Maria Di Giorgi, participa desde segunda-feira (28) do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, em Brasília (DF). O evento prossegue até esta quarta-feira (30).
Coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o evento reúne os gestores municipais de todo o Brasil. O objetivo é de apresentar os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas prefeituras, estabelecendo parcerias para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.
Para a vice-prefeita Edith, essa participação de Sorocaba está sendo muito importante. "É fundamental estarmos antenados com todas as políticas públicas nacionais e assim obter o maior número possível de parcerias e financiamentos para Sorocaba", destaca. "Estou muito feliz em comprovar que Sorocaba está bastante afinada com o que a politica nacional propõe, principalmente na questão da integração das políticas. Com isso, temos um potencial muito alto para conseguir apoio e financiamentos", completa.
A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Durante o evento, estão sendo discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura.
No primeiro dia, o destaque foi as políticas voltadas para as mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. Já nesta terça-feira (29), foram abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, o enfrentamento ao Crack, dentre outros. No último dia, a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.
Além de palestras, o público pode ainda participar de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também estão à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como por exemplo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF).
Já na quinta e sexta-feira (dias 31/1 e 1º/2), Edith e o secretário da Saúde (SES), Armando Raggio, participarão do Encontro de Secretários Municipais de Saúde, também em Brasília. Durante o evento serão apresentadas as principais políticas e linhas de financiamento do Ministério da Saúde para os municípios brasileiros.