da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O próximo encontro será realizado no dia 23 de fevereiro.
"É muito importante ouvirmos os jovens sorocabanos para saber quais são as suas reais demandas. E para vocês é fundamental participar de encontros como esse para defender o que acreditam. Essa pluralidade de opinião será importante para avançarmos cada vez mais nas políticas públicas voltadas à juventude", declarou a vice-prefeita e secretária da Juventude e da Cidadania, Edith Di Giorgi, na abertura do Fórum Municipal da Juventude. O evento ocorreu na tarde deste sábado (26) e reuniu mais de 50 pessoas no auditório da Secretaria da Cidadania (Secid).
Realizado com apoio da Secretaria da Juventude (Sejuv) e do Conselho Municipal da Juventude (Comjov), o objetivo do fórum foi de apresentar os marcos legais das políticas públicas voltadas aos jovens, como a PEC da Juventude, promulgada em julho de 2010, que representou um grande avanço para as políticas públicas desse segmento, já que inseriu o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal.
Na ocasião, a vice-prefeita falou sobre a futura Coordenadoria Municipal da Juventude de Sorocaba. De acordo com Edith Di Giorgi, a ideia é que a construção da futura Coordenadoria da Juventude seja coletiva. "Queremos a participação de vocês nesse processo. O nosso objetivo é evoluir e ganhar cada vez mais representatividade", ressaltou.
Jefferson Valladares, um dos articuladores do Fórum da Juventude e integrante do Comjov, apresentou aos participantes como funciona o conselho municipal e a sua atuação nas políticas públicas da cidade como um espaço representativo. Ele também aproveitou para convidar os jovens a participarem do conselho e, inclusive, da eleição do Comjov, que ocorrerá em maio deste ano.
A assistente social Fátima Luciano foi uma das participantes do evento. "Achei muito interessante a realização desse fórum municipal. Vim aqui porque queria ver qual seria a discussão que aconteceria. Faço cursos na área de dependência química e acho que ter tudo a ver eu participar desse encontro e estar mais próxima desses jovens", relatou.
Já a estudante universitária Helen Fernanda Sebastião, de 20 anos, moradora do bairro Nova Esperança e integrante da Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida, participou do fórum por curiosidade. "Eu acredito que o jovem está cada vez mais atuante, principalmente com as ações que a Prefeitura de Sorocaba vem fazendo nos bairros", comentou.
Para finalizar o encontro, os participantes se dividiram em grupos para debater assuntos como a PEC da Juventude e também definiram a data do próximo forum municipal: será no dia 23 de fevereiro, último sábado do mês, a partir das 14h. O local ainda não foi definido.
O evento também contou com a participação do secretário da Saúde (SES) Armando Raggio. Entre as entidades presentes no fórum estavam o Rotary 4620, Rotary Granja Olga, Pastoral da Juventude, Associação do Mosaico, Rádio Legal FM, Associação Amor Exigente, Pastoral do Menor, Guarda Mirim, Rasgada Coletiva.