Sesco vistoria escoramento de obra e autoriza liberação do trânsito na Comendador Oeterer

28/1/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Após nova avaliação do cumprimento do cronograma de escoramento das paredes da antiga fábrica Santo Antônio, onde será construído um shopping center, a Defesa Civil de Sorocaba autorizou a liberação da rua Comendador Oeterer no trecho próximo ao terminal Santo Antônio, em direção à área central. A liberação da via acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 15h para pedestres e a partir das 16h para o trânsito de veículos.

Isso, segundo o engenheiro da Defesa Civil,  José Mendes Netto, porque ainda serão colocados tapumes na calçada que margeia o paredão da Cianê nas imediações do acesso ao terminal de ônibus, a calçada da margem direita receberá uma capa de concreto para melhorar o passeio e a pista ainda precisa ser lavada. Desde a interrupção no trânsito naquela área, apenas a lateral esquerda esteve acessível a pedestres.

Obra interrompida

Mesmo com a garantia da segurança na obra, onde foram colocadas agulhas de tração a cada  3 metros quadrados de parede e cuja capacidade individual é de 3 toneladas (espécie de "parafuso" que atravessa a parede e é fixado em ambos os lados, transferindo o peso para a estrutura instalada) a obra do shopping ainda está interditada. Os trabalhos só recomeçam quando todo o serviço de escoramento estiver completo, o que deverá ocorrer na semana que vem.

De acordo com o engenheiro da construtora, Ari Mattos Junior, todas as paredes da antiga fábrica terão escoramento de contrapeso de 240 toneladas. O trabalho ainda está sendo executado nas paredes internas da área e de acesso de ônibus ao terminal. A parede frontal e que fica no acesso pedestre de passageiros já recebeu o mesmo escoramento.

Além da Defesa Civil, participaram da vistoria o chefe de Operação e Fiscalização de Trânsito da Urbes, Alexandre Rocha, os fiscais da Sesco, Alexandre Bernardes de Freitas e Wilson Roberto Dumas Pereira e o coordenador da Defesa, Angelo Bergamo Filho.

A Urbes manterá seus agentes na área assim que a via for liberada.

Compartilhe no Whatsapp