Empreendedor individual - apoio da Prefeitura ajuda pequenos a crescer

24/1/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Formalização, desburocratização de processos, desoneração, acesso a cursos gratuitos de gestão e crédito a custo baixo. O ambiente favorável aos empreendedores individuais, criado pela Prefeitura de Sorocaba, proporcionou a 217 deles não só a chance de melhorar a gestão e consequente crescimento, mas também a mudança de categoria. Passaram da condição de empreendedor individual, com faturamento até R$ 60 mil, para micro-empresa, cuja receita anual chega aos R$ 300 mil.

Graças às diversas ações que a administração pública tem realizado, como a inauguração do Espaço Empreendedor, mutirão da formalização, oficinas e cursos de capacitação de gestão de negócios, mutirão do microcrédito do Banco do Povo, nos últimos dois anos por meio da Secretaria de Relações do Trabalho, mais de 11 mil profissionais que trabalham por conta própria, como cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, vendedores de roupas e cosméticos, já deixaram a informalidade.

Conforme o secretário Luis Alberto Firmino, o "Apareça e Cresça" se constitui numa série de serviços que vai desde as primeiras orientações de como se formalizar, capacitação até o  atendimento pós-formalizado. "Quando dizemos 'Apareça e Cresça' nos referimos a um pacote de serviços que oferecemos ao empreendedor", enfatiza.

Antigos trabalhadores por conta própria, que viviam na informalidade, agora são empreendedores individuais ou microempresários, desfrutando das diversas vantagens, como a Previdência Social e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de acesso a crédito em bancos e a possibilidade de comprar diretamente de distribuidores. Alguns deles, se tornaram até prestadores de serviços à municipalidade.

Firmino ressalta que muitos desses empreendedores que começaram pequenos, com apoio desta estrutura, registraram um salto expressivo nos negócios, alcançando uma categoria superior. "Um registro importante para Sorocaba é que essa mudança de patamar da empresa resulta na geração de mais emprego, enquanto que. como empreendedor individual, o limite é um funcionário", explica.

Para o secretário, o fato de o empreendedor individual começar a ultrapassar o faturamento da categoria não é motivo de preocupação, mas um ótimo indicativo de que ele está no caminho certo. "É sinal de que o planejamento traçado, de que a orientação prestada pela Prefeitura nas diversas ações desenvolvidas em parceria com outras entidades, como o Sebrae, por exemplo, foram eficientes", lembra Firmino.

Vale destacar que tanto o enquadramento quanto o desenquadramento como empreendedor individual podem ser feitos gratuitamente no Espaço Empreendedor,que fica na Avenida Afonso Vergueiro, 1.927, no Centro. Ali, os cidadãos também podem obter a orientação para deixar a informalidade. Informações pelo fone (15) 3202.9152.

Compartilhe no Whatsapp