Defesa Civil e Secult vistoriam prédios antigos

23/1/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Agentes da Defesa Civil de Sorocaba, vinculada à Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) e da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), vistoriaram na manhã desta terça-feira (22) três prédios tombados no município, um público e dois privados, para determinar as condições estruturais de cada um.

A primeira unidade visitada foi o prédio da Biblioteca Infantil, construída em 1890, na rua da Penha. Ali, o engenheiro José Mendes e a Chefe da Divisão de Patrimônio Histórico e Próprios Culturais, Sônia Nanci Paes, conversaram com o diretor do próprio e fotografaram as áreas interna e externa. Em seguida, o grupo foi ao imóvel instalado ao lado do Sorocaba Clube, na rua São Bento, e que ficou conhecido por abrigar um cartório durante muitos anos. Construído entre os anos 20 e 30, foi totalmente demolido pelos proprietários e mantém apenas a fachada intacta.

O terceiro, também privado, é a última casa do conjunto centenário em taipa de pilão edificado na avenida São Paulo, vizinho ao imóvel cuja fachada ruiu no último sábado. Razão pela qual, inclusive, será criado um grupo multidisciplinar para vistoria e avaliação de todos os imóveis tombados ou em processo de tombamento no município.

Esses três imóveis são os primeiros de uma relação que inclui espaços residenciais, comerciais, privados e públicos e que terão, até o final do mês, um cronograma de visitação definido de acordo com o grau de prioridade observado em visitas anteriormente realizadas.

De acordo com o titular da Sesco, Roberto Montgomery Soares, o resultado da vistoria deverá ser conhecido apenas na próxima semana, já que os técnicos precisavam discutir vários aspectos das construções.

Cronograma de vistoria

Até o final da próxima semana deverá ser finalizado, também, o cronograma de visitação das principais edificações tombadas e em processo de tombamento. A listagem priorizará aqueles imóveis com maior grau de comprometimento estrutural ou de acordo com as atuais condições de manutenção.

"Seja por meio das visitas que mantemos ou por algum tipo de provocação, temos condições de dizer quais devem ser os próximos imóveis a passar pela vistoria", explicou Sônia Paes. Mas, o volume de prédios exige critérios apurados para se estabelecer essa listagem.

Compartilhe no Whatsapp