da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Deste total, quatro são autóctones e cinco importados. Os pacientes residem em cinco áreas diferentes da cidade.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) confirmou seis novos casos de dengue no município. Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica (VE), na tarde desta segunda-feira (21), aponta que foram registrados na cidade, desde o início do ano até a última sexta-feira (18), nove casos da doença no total, sendo quatro autóctones e cinco importados. Foram 161 casos suspeitos notificados até esta mesma data.
De acordo com o boletim, os números da dengue em Sorocaba neste ano estão maiores, se comparados ao mesmo período em 2012 e 2011, tanto em sua totalidade, como por semana epidemiológica. Os gráficos que analisam o comportamento da doença na cidade mostram ainda que o número de casos autóctones registrados também é maior.
Ainda segundo o boletim, os casos foram registrados em cinco áreas da cidade, que abrangem as regiões de bairros como Aparecidinha, Parque Vitória Régia, Jardim Maria Eugênia, Wanel Ville e Vila Hortência, por exemplo. A Seção de Controle de Zoonoses dividiu a cidade em nove grandes áreas para facilitar o planejamento de ações de combate e controle da dengue.
A análise da situação epidemiológica da dengue em Sorocaba, realizada pela VE, confirma o alerta que a Zoonoses fez há mais de uma semana, que resultou em uma reunião convocada pelo secretário municipal da Saúde, Armando Raggio com representantes da VE e da área de Urgência e Emergência. A Zoonoses trabalha com a hipótese – muito provável – do registro de muitos casos de dengue na cidade neste ano, baseando-se no resultado parcial da nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deve ser concluída ainda neste mês de janeiro.
Diante deste cenário, a SES, além de estar atenta à doença, reforça o alerta sobre o risco de uma epidemia de dengue em 2013: por isso, é fundamental que a população mantenha os hábitos preventivos de combate ao mosquito transmissor.