da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Será conhecido no próximo dia 28, segunda-feira, o vencedor do processo licitatório para a instalação de toda a estrutura de arquibancadas, camarote, som e iluminação do Carnaval de Rua de Sorocaba.
Como no ano passado, o desfile retoma a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes como passarela do samba sorocabano. Aprovado tanto pelas agremiações quanto pelo público, o local receberá o mesmo tratamento de pista, com pintura branca, para facilitar a visualização das fantasias, alegorias e o desempenho das escolas.
Os desfiles das escolas de samba da cidade acontecem nos dias 8 e 9 de fevereiro, sábado e domingo, a partir das 20h.
De acordo com o assessor técnico da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), Edmilson Chelles Martins, o padrão da estrutura será baseado exatamente naquilo que foi oferecido em 2012, inclusive com a cobertura da arquibancada, instalação de sanitários, serviço de alimentação, pronto socorrismo e segurança. Além disso, a sonorização e a iluminação deverão estar à altura da profissionalização que o Carnaval de Rua de Sorocaba tem assumido.
Blocos x segurança
Encerrou nesta sexta-feira (18) o prazo para que os blocos carnavalescos da cidade entregassem à Liga Sorocabana dos Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) os croquis de concentração, percurso e dispersão de suas comunidades.
O acesso a essas informações faz parte das exigências que visam assegurar um festa mais tranquila para todo a população e não somente aos foliões, orientando os agentes de segurança no desenvolvimento de seu trabalho em todo o trecho da festa. Na próxima semana, a Lisobes é quem oficializa à Secult, Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, Urbes - Trânsito e Transporte e Conselho Tutelar essas informações que visam o compartilhamento da segurança da festa, nas ruas, com os blocos. Uma das determinações para o desfile deste ano é a de manutenção de ambulâncias para atendimento dos foliões, em todo o trajeto.
Outro foco diz respeito ao controle na venda de bebidas alcoólicas. Pela parceria, os responsáveis pelos blocos deverão elencar os estabelecimentos comerciais no início, meio e fim dos desfiles, o que inclui o trabalho de entidades vinculadas, e que comercializarão bebidas. Dessa forma, e previamente, o setor de Fiscalização da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) e da própria Urbes agirão coibindo o uso de espaço de circulação, como calçadas e vias, para instalação de áreas de alimentação.