da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) promoveu na manhã desta quinta-feira (17) uma reunião com representantes das Secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), Educação (Sedu), Meio Ambiente (Sema), Segurança Comunitária (Sesco) e Administração (Sead) para revisar o Plano Municipal de Contingência da Dengue. O encontro foi realizado no Salão de Vidro, localizado no andar térreo do Palácio dos Tropeiros, e os trabalhos foram iniciados pelo secretário municipal da Saúde, Armando Raggio.
O Plano de Contingência da Dengue implementa as ações, rotinas e protocolos para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue na cidade. Além de envolver as redes municipal e privada de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Vigilância Epidemiológica (VE), Seção de Controle de Zoonoses, Pronto Atendimentos (PAs), Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), hospitais públicos e privados e o Departamento Regional de Saúde (DRS-16), o planejamento inclui também as atribuições de vários setores de determinadas secretarias da Prefeitura, como fiscalização, limpeza e roçagem de terrenos, ações e programas educativos etc.
Durante a reunião, além da discussão sobre as principais frentes de trabalho, foi feita a leitura do plano e discutido item por item. Os participantes decidiram que, no próximo encontro, vão indicar os nomes dos novos integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue.
O Plano Municipal de Contingência da Dengue está em constante avaliação e pode receber alterações sempre que necessário, caso haja uma mudança no cenário da dengue na cidade ou ainda mude o protocolo de outras instâncias da área da saúde – a Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde.