da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antônio Carlos Pannunzio anunciou na manhã desta quinta-feira (17) a construção de 2.160 apartamentos para famílias de baixa de renda em Sorocaba. O local onde serão construídas as unidades habitacionais será na zona norte. Este anúncio foi feito após reunião com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, do diretor da Cury construtora, Ronaldo Cury de Capua, além do secretário da Habitação, Hélio Godoy. Pannunzio informou que a Prefeitura oferecerá toda a infraestrutura para receber as unidades.
Elogiando o dinamismo da Secretaria de Habitação (Sehab), o prefeito afirmou que este foi mais um passo para concretizar um de seus compromissos de campanha. "Assumimos o compromisso de construir pelo menos 5 mil unidades habitacionais para a população de baixa renda em Sorocaba. Nos últimos dias do governo do ex-prefeito Vitor Lippi, assinamos convênio para a construção de 2.500 moradias e hoje fizemos o acerto final para a contrução de mais estas 2.160", afirmou.
Segundo o secretário Hélio Godoy, o processo para a construção das moradias encontra-se em fase final. A CEF, por meio do governo federal, já aprovou recursos da ordem de R$ 76 mil por unidade e o Governo do Estado, com o programa Casa Paulista da Secretaria Estadual de Habitação, vai liberar R$ 18 mil por unidade.
O próximo passo, ainda segundo Godoy, é avaliar a demanda que a construção das moradias irá gerar nas áreas de educação, transportes, entre outras, para que a Prefeitura esteja preparada para oferecer moradia de qualidade à população. Ele avalia que entre 30 e 45 dias o convênio poderá ser assinado, seguido da licitação. "A Sehab também pretende investir na parte arquitetônica e urbanística dos projetos, melhorando a qualidade da habitação", acrescentou.
Pesquisa habitacional
Hélio Godoy adiantou que sua pasta lançará nos próximos dias uma ferramenta que terá por objetivo conhecer a real demanda por habitação de interesse social. A previsão é que em fevereiro a pesquisa esteja disponível no site oficial da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) e nas Casas do Cidadão. "A pesquisa é imprescindível para a secretaria traçar as metas e objetivos na área da habitação em Sorocaba", salientou.
Godoy afirma que, com esse diagnóstico, será possível identificar a demanda por região e, por consequência, os primeiros bairros que serão beneficiados com os conjuntos habitacionais de menor porte.
Vazios urbanos
Antonio Carlos Pannunzio pretende construir conjuntos habitacionais com menor número de moradias no que ele chamou de "vazios urbanos", que já usariam toda a infraestrutura existente na mancha urbana de Sorocaba. "Esses conjuntos menores já nasceriam integrados no contexto da urbe, com toda a infraestrutura e integrados à cidade", completou o prefeito.