da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (15) a visita da prefeita de Mococa (SP), Maria Edna Gomes Maziero – cidade localizada a 89 Km de Ribeirão Preto. Ela visitou ainda as instalações da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), onde o secretário de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, apresentou o projeto que, no ano passado, formou 7.180 sorocabanos em cursos de qualificação profissional. A prefeita ainda elogiou os projetos da Prefeitura que permitiram à Sorocaba crescer garantindo a qualidade de vida à população.
Pannunzio destacou a Uniten como uma oportunidade para os jovens que buscam o primeiro emprego e trabalhadores em busca de uma nova qualificação, ao oferecer cursos em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho. "Estas oportunidades de qualificação e requalificação profissional oferecidas pela Uniten contribuem para que Sorocaba apresente um dos índices mais baixos de desemprego do Brasil", destaca, lembrando ainda das vagas de empregos intermediadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
O secretário Luís Alberto Firmino destaca que todas as vezes que a Uniten abriu inscrição para cursos, quer seja pelos programas que beneficiam alunos de escolas públicas ou por aqueles realizados em suas unidades fixas ou ainda nas Casas do Cidadão, o volume de inscritos sempre superou ao de vagas oferecidas. "Este ano, com a nova estrutura da Uniten, devemos ter um aumento considerável no número de vagas e de cursos também, beneficiando cerca de 20.000 pessoas", explica.
Maria Edna afirmou que oferecer oportunidades de qualificação profissional é uma das maiores demandas atuais de Mococa, cidade com cerca de 70 mil habitantes. A prefeita ainda destacou Sorocaba como um modelo de gestão pública a ser seguido em outras áreas. "A Uniten é um projeto muito amplo, que agrega não só a qualificação profissional e geração de renda, mas um prédio que oferece um convite ao convívio social. Estou encantada com a cidade, cresceu muito e deu um salto de qualidade de vida. Hoje, a população aproveita muito melhor os espaços públicos, sendo os parques e ciclovias um convite à vida saudável", ressalta.