Reunião revisa e reforça medidas de combate à dengue em Sorocaba

15/1/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, reuniu-se na tarde da última sexta-feira (11) com representantes da Área de Vigilância em Saúde – Vigilância Epidemiológica (VE) e Seção de Controle de Zoonoses – e da Área de Urgência e Emergência para discutir e reforçar as medidas e ações de combate e controle à dengue em Sorocaba. O encontro foi realizado na sede da Vigilância em Saúde, no Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Raggio convocou a reunião tendo em vista os resultados preliminares da nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deve ser concluída ainda este mês. De acordo com o levantamento, os índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nas regiões da cidade que já foram visitadas pelas equipes da Zoonoses, encontram-se em estado de alerta. "Uma situação como esta exige muita responsabilidade de nossas equipes. Os resultados parciais da nova ADL apontam uma hipótese muito provável de que a cidade registrará um grande número de casos em 2013. A Prefeitura de Sorocaba tem um trabalho permanente de combate à dengue, mas precisamos manter também a população mobilizada porque, sem a colaboração de todos, há risco de uma epidemia na cidade", comenta o secretário.

Durante a reunião, foram citados assuntos como o atual fluxograma de atendimento da dengue em unidades de Pronto Atendimento e de manejo clínico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); o trabalho de combate ao vetor pelos agentes da Zoonoses (ações de bloqueio, arrastões para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, visitas casa a casa e em locais estratégicos etc.); a rápida notificação dos casos pela VE, para realização do exame específico e início das ações de controle para evitar que o caso se espalhe.

Também neste encontro, ficou decidido que as equipes gestoras para enfrentamento da dengue se reunirão com mais frequência para ampliar sua atuação e também integrar as medidas de controle da doença na cidade.

E, além de reforçar e implementar as ações que estão sendo realizadas e traçar novas estratégias de combate à dengue, foi definido que a SES divulgará boletins semanais com o número de casos confirmados em Sorocaba, a partir do próximo dia 21, sempre às segundas-feiras.

 Número de casos

 Em 2013, até esta segunda-feira (14), a Vigilância Epidemiológica (VE) confirmou três casos de dengue em Sorocaba, sendo um autóctone (contraído em Sorocaba) e dois importados (contraídos em outras cidades).

Todos os casos registrados na cidade neste ano tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores e busca de outras pessoas com sintomas.

Compartilhe no Whatsapp