Secult formaliza exigências para desfiles do Carnaval 2013

14/1/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Representantes da Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) conheceram na manhã desta sexta-feira (11), numa reunião na Secretaria de Cultura e Lazer (Secult),  os parâmetros de segurança para a realização dos desfiles dos blocos carnavalescos na cidade. Definidas pelos agentes de segurança do município – Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Urbes - Trânsito e Transportes, Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) e Conselho Tutelar, além da própria (Secult), as exigências visam a assegurar um festa mais tranquila para todo a população e não somente aos foliões.

Neste sentido, o secretário José Simões de Almeida Junior foi enfático ao dizer que a responsabilidade pela festa, de modo geral, deve ser compartilhada com os blocos, sob pena de o Poder Público correr o risco de deixar de cumprir com seus deveres com toda a população, incluindo aquela que não adere à festa. Simões disse isso quando tratou da exigência de que os blocos garantam ambulância aos foliões, que acompanham os desfiles. "Temos que pensar numa estrutura compartilhada e tem que haver contrapartida dos blocos de acordo com a demanda de cada um", enfatizou.

Assim, até a próxima semana, cada um dos responsáveis pelos blocos deverá oficiar à Secult e a todos os demais organismos envolvidos no carnaval 2013,  local de concentração, itinerário e dispersão pretendidos, horário de início e encerramento das atividades, público atendido em 2012 e a estimativa para este ano. Pelo compartilhamento de responsabilidade, também os estabelecimentos comerciais nas áreas por onde o desfile acontecerá, ou mesmo a ação de entidades na venda de bebidas deverá ser relacionada para controle do setor de Fiscalização da Sesco e da própria Urbes, que não permitirá o uso de espaço de circulação, como calçadas e vias, para instalação de áreas de alimentação.

"Sou totalmente favorável aos eventos de rua, pois uma cidade ocupada pelas pessoa é menos violenta, é mais feliz. Mas isso tem que acontecer com segurança, com qualidade e respeito ao coletivo", disse José Simões.

O novo secretário se colocou bastante tranquilo quanto à organização do carnaval 2013 e disse aos presentes que tudo está sendo preparado para garantir uma bela festa. "O prefeito Pannunzio está empenhado em oferecer um carnaval à altura de Sorocaba", afirmou.

Em fevereiro, o desfile dos blocos deverá se estender de sexta-feira (8) até a terça-feira (12).

Na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no sábado (9) e domingo (10) acontecem os desfiles das escolas de samba. Como no ano passado, o local contará com arquibancadas para o público, sanitários, tanques de água potável, praça de alimentação e suportes de vida e segurança por meio da GCM, da Polícia Militar e Civil e da Secretaria Municipal da Saúde (SES).

Compartilhe no Whatsapp