da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Em Sorocaba, esse dia faz parte do calendário oficial das datas alusivas ao meio ambiente, conforme Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
Para comemorar o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, lembrado no dia 11 de janeiro em todo o país, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará nesta sexta-feira (11), das 14h às 17h, e no sábado (12), das 9h às 12h, bate-papos sobre o tema, além de exposições, oficinas e o lançamento do projeto "Meliponário EducAbelha" no Parque Natural "Chico Mendes". As atividades são gratuitas.
O objetivo é informar à população sobre os riscos causados pelo uso dos defensivos agrícolas de forma indiscriminada, os problemas que podem causar à saúde e à natureza e as maneiras que podemos colaborar para diminuir esses impactos. De acordo com relatório anual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre os vegetais com resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis estão: pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%) e o alface (54,2%).
Além disso, o evento disseminará o conhecimento de práticas agroecológicas e de cultura tradicional. Na sexta-feira, às 14h, Pedro Kawamura, do Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia, abordará o tema "Agrotóxicos, agroecologia, alimentação e meio ambiente". Em seguida, às 15h, Carina Aparecida de Souza Silva, aluna de Ciências Biológicas da UFSCar Sorocaba, comandará um bate-papo sobre "A utilização de agrotóxicos e o declínio das abelhas".
Por último, às 16h, será lançado o projeto "Meliponário EducAbelha", realizado numa parceria entre a Sema, a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (Apta) e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP).
O "Meliponário EducAbelha" é uma técnica de criação, conservação e manejo de abelhas nativas sem ferrão, do gênero meliponini. Para isso, serão instaladas cinco caixas do tamanho de uma caixa de sapato numa área do "Chico Mendes", próximo ao viveiro de mudas, onde serão colocadas abelhas de cinco espécies nativas. "Elas funcionarão como uma colmeia", explica José Carmelo.
A ideia é trabalhar a educação ambiental com a realização de visitas monitoradas abertas à comunidade, onde as pessoas vão aprender como funciona uma comunidade de abelhas, a sua organização e a questão das castas. "Vamos mostrarmos a importância dest inseto na reprodução das plantas, pois elas contribuem na melhoria da genética das árvores e, com isso, a sua sobrevivência, já que ajudam na polinização", destaca o técnico ambiental.
Já, no sábado, das 9h às 12h, serão realizadas gratuitamente as oficinas do "Chico Ensina": confecção de uma mini-horta, compostagem e bolas de semente, que tem a finalidade de espalhar sementes em áreas onde se pretende constituir florestas. Simultaneamente, também serão realizadas exposições do Garfo (Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba), da Associação Paulista de Técnicos Apícolas (Apta) e do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã, da UFSCar Sorocaba.
O "Chico Mendes" está localizado na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Informações pelo e-mail educachicomendes@hotmail.com ou pelo telefone 3219.2280. Segue abaixo a programação:
Dia 11 (sexta-feira)
14h - Bate-papo sobre "Agrotóxicos, agroecologia, alimentação e meio ambiente", com Pedro Kawamura - Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia
15h - Bate-papo sobre "A utilização de agrotóxicos e o declínio das abelhas", com Carina Aparecida de Souza Silva - Graduanda em Ciências Biológicas - UFSCar Campus Sorocaba
16h - Inauguração do projeto "Meliponário EducAbelha" - Associação Paulista de Técnicos Apícolas (Apta) e Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Dia 12 (sábado)
9h às 12h - Oficinas "O Chico ensina" de mini-horta, compostagem e bolas de semente
9h às 12h - Exposição do GARFO – Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba
9h às 12h - Exposição da Associação Paulista de Técnicos Apícolas (Apta)
9h às 12h - Exposição do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã - UFSCar Campus Sorocaba