Carnaval 2013 - Autoridades discutem ações de segurança nos desfiles de blocos e escolas de samba

10/1/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Assim como no ano passado, Polícias Militar e Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM), o setor de Fiscalização da Prefeitura, a Urbes, Conselho Tutelar e a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) definiram o parâmetro de atuação para garantir a segurança dos foliões sorocabanos durante o Carnaval 2013. Numa reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (09), no Palacete Scarpa, as autoridades reiteraram a co-responsabilidade das agremiações e dos blocos, bem como da Liga Sorocaba dos Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) na garantia de uma festa segura.

O desfile das escolas de samba acontecerá no sábado (9) e no domingo (10), a partir das 20h, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Os blocos deverão sair às ruas a partir da sexta-feira (8) e encerrar as festividades com a população somente na Terça-Feira de Carnaval, dia 12.

Uma das novas determinações e que serão colocadas à Lisobes num encontro na próxima sexta-feira (11), é o da obrigatoriedade de disponibilização de ambulância nas áreas de concentração, desfile e dispersão dos blocos. "Até agora, a Prefeitura fazia isso. Mas, assim como em qualquer outro evento que envolve público existe a necessidade de suporte de socorro, também no Carnaval não pode ser diferente e os blocos terão que arcar com isso", explicou o secretário interino Edmilson Chelles Martins. Segundo ele, quem não cumprir com a determinação será penalizado com a perda de verba no ano seguinte.

Outro ponto considerado extremamente importante para Chelles é o cadastramento e identificação dos bares e estabelecimentos comerciais na concentração dos blocos e ao longo dos trajetos. O objetivo é o controle da venda de bebidas alcoólicas. Neste sentido, o Setor de Fiscalização, da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), agirá previamente, checando as informações que serão passadas pelas agremiações. "E não será permitido o uso de espaço de circulação, como calçadas e vias, como área de consumo", informou.

Todos os dados serão compartilhados entre os agentes de segurança municipal de modo a manter a uniformidade das ações.

Compartilhe no Whatsapp