da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta segunda-feira (17), o processo de transferência das 320 famílias beneficiadas pelo Residencial "Parque das Árvores", na Zona Norte. Nem a intensa chuva da manhã atrapalhou os trabalhos desenvolvidos no Jd. Santo André II, fazendo com que as primeiras 52 famílias já estejam morando em sua casa nova, dentro do cronograma previsto pela Defesa Civil. Nesta terça (18) a operação prossegue no mesmo bairro atendendo famílias que moravam em área particular, alvo de processo de reintegração de posse.
Entre as primeiras famílias que se mudaram está a da professora Cibele Meira da Silva, 24 anos, que morava no Santo André II desde os 14 anos. Ultimamente, Cibele morava com o marido e o filho de 9 meses em três cômodos no andar superior de um sobrado, enquanto no andar de baixo moravam sua mãe e três irmãos mais novos. Agora, no "Parque das Árvores", cada família terá sua própria casa. "Visitei o local e gostei muito. Vai ser bem melhor para mim, meu marido e meu filho", comenta enquanto o marido, o pai e os irmãos ajudavam a carregar a mudança no caminhão.
Já a empregada doméstica Valdirene Aparecida Rodrigues Pereira, uma das primeiras moradoras a chegar ao Residencial, não escondia a ansiedade com a nova casa que vai dividir com o marido e os filhos de 18, 16 e 12 anos. Após viver 16 anos no Santo André II, contou que a expectativa foi grande nesses últimos dias que antecederam a mudança. "Vou sentir saudades, mas gostei muito da casa e do lugar. Com certeza vamos nos adaptar fácil", disse.
Mobilização
Mais uma ação do programa Vítima Zero de Enchente, a transferência das famílias beneficiadas com as 320 casas do Residencial "Parque das Árvores" mobiliza diariamente aproximadamente 100 trabalhadores e 40 veículos, sob coordenação da Defesa Civil. A expectativa é que a operação continue até dia 21 e seja retomada durante os dias 26 e 27.
Com este projeto, a Prefeitura de Sorocaba entregará 2.798 moradias próprias para famílias originárias de áreas de inundação e deslizamentos da cidade, de um total de 3.210 habitações entregues durante os 8 anos da administração Vitor Lippi.
Localizado na Estrada do Dinorah, nº 200, no bairro Caguaçu, o "Parque das Árvores", construído pela empresa SAE Engenharia, foi viabilizado em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida". Com 320 casas sobrepostas, cada imóvel oferece dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O residencial dispõe de infraestrutura completa, espaço de lazer, atendimento por linhas de ônibus, unidades de saúde e foi beneficiado pelas obras do programa Sorocaba Total, dentro do Complexo Viário "Ulysses Guimarães".
As famílias que se mudarão para o Parque das Árvores foram selecionadas pela Prefeitura dentro do cadastramento do Vítima Zero de Enchente. Atualmente, moram em áreas com riscos de inundações nos bairros Parque São Bento, Central Parque, Júlio de Mesquita, Torre do Ipiranga, Vielas do Ipiranga e Nova Esperança. Outras, são oriundas de uma área particular alvo de processo de reintegração de posse no Jd. Santo André, ou são famílias em vulnerabilidade social e as atendidas pelo programa de Aluguel Social.