da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba acumulou nos últimos três dias um volume de 149 milímetros de chuva, o que colocou a Defesa Civil em estado de alerta. Agentes já estão visitando os pontos da cidade com mais riscos de inundações e deslizamentos para realizar vistorias preventivas nos imóveis e orientar os moradores. No entanto, as ações da Prefeitura, nos últimos 8 anos, por meio do programa Vítima Zero de Enchente, preveniram em mais 90% os problemas ocasionados pela chuva, beneficiando mais de dez mil pessoas. Um destes exemplos são as obras de elevação da pista e ampliação do sistema de drenagem da Avenida Dom Aguirre. Se não fossem executadas, mediante a situação dos últimos dias, a via teria permanecido interditada desde a tarde de sábado (15).
A Prefeitura revitalizou a Dom Aguirre em julho de 2010, com a elevação de alguns pontos mais baixos da pista entre 70cm e 1,80m, e reforços no sistema de drenagem e bombeamento da água. De acordo com o secretário da Segurança Comunitária e coordenador da Defesa Civil, Roberto Montgomery, os 149mm acumulados de chuva elevaram a régua usada para acompanhamento do volume de água do Rio Sorocaba em 30 cm. "Antes das obras, quando a régua chegava a 10 cm era volume suficiente para inundar a Praça Lions e abaixo da Ponte Francisco Dellosso. Com certeza, sem as obras, uma chuva igual a deste fim de semana teria interditado a pista", explica.
Montgomery ressalta que, durante a chuva, os sistemas de bombeamento do Rio Sorocaba instalados abaixo da Ponte Francisco Dellosso e na bacia de contenção do Jd. Abaeté funcionaram plenamente, impedindo o alagamento desses pontos. Em razão dos altos índices pluviométricos registrados nos últimos dias, agentes da Defesa Civil estão visitando casas em pontos suscetíveis a inundações ou deslizamentos localizados nas Vilas Zacarias, dos Morros e Sabiá, em Brigadeiro Tobias, Além Ponte, Jd. Refúgio e Jd. Ipiranga. "Este trabalho consiste numa vistoria visual nos imóveis e o questionamento aos moradores sobre incidência de ruídos, por exemplo. Além disso, são orientados em como atuar preventivamente e no acionamento da Defesa Civil, em casos de emergências". Em situações dessa natureza, dúvidas ou orientações podem ser obtidas pelo telefone 199, da Defesa Civil.
Vítima Zero de Enchente
A revitalização da Dom Aguirre integra o programa Vítima Zero de Enchente. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, evitou que mais de duas mil famílias fossem afetadas pelas inundações por meio de uma série de ações nos setores de habitação, cidadania, fiscalização, reurbanização de áreas e novos sistemas de drenagem. Entre essas ações, das 3.210 moradias entregues nos 8 anos da administração Vitor Lippi, 2.798 se destinaram à famílias em áreas com riscos de inundações e deslizamentos. Hoje, vivem em novos conjuntos habitacionais, construídos em parceria com os Governos Estadual e Federal.
A Prefeitura desapropriou aproximadamente 40 imóveis nos bairros Pinheiros e Jd. Maria do Carmo. Neste último, o Saae ainda ampliou e adequou as galerias pluviais visando a implantação de um dique de proteção e uma bacia de contenção, nas proximidades do Parque das Águas. O sistema complementa a rede de drenagem formada pela bacia de contenção do Jd. Abaeté, operante desde o segundo semestre de 2006.
O Saae também implantou e desenvolveu outros sistemas de drenagem como a ampliação do dique de contenção no Parque Vitória Régia, o alargamento e a reurbanização do córrego do Itanguá, no Jd. Marli, o desassoreamento de trecho do percurso urbano do Rio Sorocaba e a substituição da tubulação do córrego Supiriri; além de ações de rotina, como a manutenção e limpeza de córregos, bocas-de-lobo e redes de água e esgoto.