Governo do Estado anuncia certificação do 'Município Verde Azul', nesta terça-feira

18/12/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba concorre mais uma vez ao selo do programa, que vem fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental.

 Nesta terça-feira (18), a partir das 15h, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas, anunciarão o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2012 certificados pelo Programa "Município Verde Azul". Sorocaba concorre mais uma vez ao selo, ao lado de 645 cidades. A cerimônia acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e o prefeito Vitor Lippi a prestigiará.

Para a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o "Município Verde Azul" está estabelecendo diretrizes importantes para as políticas ambientais de todas as cidades do Estado. "Esse é um dos programas mais interessantes e é fundamental que ele seja prioridades para os governos municipais. Em Sorocaba ele articula ações entre o Executivo, o Legislativo e o Comdema", elogia.

O certificado garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Os municípios receberão uma nota ambiental que avalia seu desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mara Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A SMA vai manter também a premiação da edição anterior: o Prêmio Franco Montoro para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas. Os interlocutores dos municípios que obtiverem nota acima de 80 também serão homenageados.

"Estamos fazendo um trabalho integrado nas questões ambientais, cumprindo prazos e metas nas dez diretivas do programa. Já conquistamos três vezes consecutivas o selo e as últimas notas foram altíssimas, com posições excelentes; nossa responsabilidade está cada vez maior. Além disso, competir com municípios menores é sempre mais difícil, pois eles têm mais facilidade para avançar do que uma cidade do porte de Sorocaba. Minha expectativa é que sejamos certificados mais uma vez", declara Jussara.

Em 2011, Sorocaba conquistou pela terceira vez consecutiva o selo do Programa "Município Verde Azul", com nota máxima em Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Na classificação geral, Sorocaba ficou na terceira posição, com 96,13 pontos, e primeiro lugar entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. O município recebeu novamente o "Prêmio Franco Montoro" por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Compartilhe no Whatsapp