Secretaria do Meio Ambiente está capacitando agentes do Escola Saudável

14/12/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

As atividades terminam nesta sexta-feira (14), com a elaboração de um plano de ação para 2013 e a entrega de certificados.

Nesta semana, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está capacitando 27 agentes do programa Escola Saudável em Educação Ambiental. As atividades acontecem das 8h30 às 11h45, no Parque da Biquinha, e se encerram nesta sexta-feira (14), com a elaboração de um plano de ação para atuação desses profissionais nas escolas públicas de Sorocaba em 2013 e a entrega dos certificados.

Promovido pelas secretarias da Educação (Sedu) e da Saúde (SES), o Escola Saudável visa desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de doenças na comunidade escolar, orientando e incentivando hábitos saudáveis. O programa atende 54.627 alunos, com idade entre 4 meses e 10 anos, de 162 escolas da rede pública de Sorocaba.

"Nosso objetivo é aliar o conceito de saúde ao de meio ambiente, com a perspectiva da transformação de mudanças de hábito e de cultura da nossa sociedade", explicou Letícia Barroso, gestora de desenvolvimento ambiental da Sema. Para ela, a capacitação com os agentes do Escola Saudável é muito importante, pois eles têm um potencial enorme. "Você constroi algo novo, com ideias novas. Estamos trabalhando a questão da cidadania e da criatividade com eles", destacou.

Na capacitação, oos participantes recebem aulas expositivas e oficinas. Entre os temas abordados estão: Conceito de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Oficina sobre Reaproveitamento de Lixo, Sociedade de Consumo, Oficina de Compostagem e Horta.

O auxiliar de educação Antônio Carlos Zagato, atua há 10 anos no Escola Saudável com teatro educativo e acha muito importante essa capacitação. "As aulas são ótimas. Precisamos nos atualizar e relembrar muitas informações ligadas ao tema", comentou. O agente já está com novas ideias para uma peça de teatro que desperte o interesse das crianças pelas questões ambientais.

Outra participante é Meire Godinho, que atua há um ano no programa e esta é a primeira vez que recebe uma capacitação em Educação Ambiental. Ela trabalha com contação de histórias e exibição de filmes educativos com os alunos de seis escolas públicas. "Estou gostando. As crianças são nossos maiores questionadores e é sempre importante nos abastecermos de informações para respondermos e convencer os alunos sobre o valor do meio ambiente", declarou. Meire já achou livros interessantes sobre resíduos sólidos e a questão da coleta seletiva e pensa em utilizá-los no próximo ano letivo.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Com. Pereira Inácio, 1.112, no Jd. Emília.

Compartilhe no Whatsapp