da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A partir das 9h desta sexta-feira (7), a Prefeitura de Sorocaba liberará oficialmente para o tráfego de veículos a nova rotatória instalada na Rua Campos Salles, em Pinheiros. O dispositivo se integrará à nova ponte do bairro e que será concluída pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) dentro dos próximos dias. As melhorias visam aumentar a fluidez e segurança ao trânsito, oferecendo uma nova alternativa viária às regiões entre a Marginal do Rio Sorocaba no acesso ao Além Ponte, aos bairros da Zona Sul e Oeste e à Votorantim.
Após a conclusão da ponte, a Rua Campos Salles funcionará em sistema binário com a Rua Carlos André Isse. Com 54m de extensão, a ponte conta com 30m de vão livre sobre o Rio Sorocaba. Cada pista tem 15,9m de largura, dos quais 3m são de ciclovia, 2m de calçadas e duas faixas para a circulação de veículos, em sentidos opostos. "Esta região engloba algumas das principais artérias de Sorocaba. A nova ponte disciplinará mais o fluxo de veículos, permitindo uma melhor distribuição do trânsito", destaca o prefeito Vitor Lippi.
Na rotatória, a Seobe implantou 707 m² de pavimentação e 334 m² de recapeamento asfáltico, 298 m² de guias e sarjetas em concreto e plantou 1.800 m² de grama. A sinalização viária já foi executada pela Urbes – Trânsito e Transportes.
Nova ponte
A nova ponte de Pinheiros interligará a Marginal do Rio Sorocaba, no trecho da Avenida Juvenal de Campos, com a Rua Campos Salles. O dispositivo resultará em algumas mudanças no sistema viário na região de Pinheiros. Os motoristas, ciclistas e motociclistas poderão seguir pelas avenidas Comendador Pereira Inácio até o Ramo B da Washington Luiz, passar pela Juvenal de Campos, cruzar o Rio Sorocaba sobre a nova ponte e, pela Rua Conselheiro João Alfredo, acessar à Campo Salles. O dispositivo também permitirá fazer o mesmo trajeto no sentido oposto.
As melhorias na região da nova ponte incluem ainda a implantação do novo binário. O tráfego na Conselheiro João Alfredo terá mão-única em direção à Campos Salles, enquanto a mão de direção na Carlos André Isse será no sentido oposto.