da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), promoveu nesta quarta-feira (5) a última edição do ano do projeto "Quarta Tecnológica". O encontro, realizado no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", debateu o tema "Sistema de Gestão no Estilo Japonês: O que é, como implementar e como se beneficiar", amplamente estudado e copiado a partir dos anos 1980, com o sucesso das empresas japonesas como a Toyota, Sony, Panasonic, Honda, entre outras. Este sistema defende um conjunto de conceitos, políticas e práticas de gestão coerentes entre si, visando atingir os objetivos de forma coletiva.
O presidente do The Overseas Human Resources And Industry Development Association (Instituto AOTS São Paulo), Paulo Hirai, explicou que a principal característica do estilo japonês de administração é apresentar um sistema de gestão para que todos os níveis da cadeia produtiva tenham conhecimento das metas da empresa. "O senso de responsabilidade aumenta se os objetivos forem bem esclarecidos", destacou.
Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, Hirai cursou também Administração de Empresas no Massachusetts Institute of Technology (USA) e na AOTS (Japão).
Neste mesmo sentido, o engenheiro Yocito Fukuda, mestre em Administração de Empresas (FGV-SP) e cursos de especialização em Administração Industrial (DELFT- Holanda), Gestão da Qualidade (AOTS – Japão) e Planejamento Estratégico (WHARTON School – USA), defendeu a motivação e a qualificação contínua dos funcionários, que estimulam a diferenciação dos produtos, a criatividade na empresa e, inclusive, uma redução dos custos.