da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O resultado desta edição é 46% maior que o registrado no ano passado. Das pessoas que fizeram o teste, 62% são mulheres.
A edição 2012 da Campanha Fique Sabendo, promovida pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids), realizou 1.749 testes de HIV no total. A ação, que teve como objetivo incentivar a adesão ao exame, começou no dia 24 de novembro e chegou ao fim no sábado passado, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.
O coordenador do DST/Aids, o médico José Ricardo Pio Marins, comemora o resultado. "Fizemos 1.749 testes neste ano, o que significa um aumento de 46% em relação a 2011. Isso é muito positivo. Outra coisa boa é que a maior parte dos testes ocorreu nas pessoas com idades entre 20 e 29 anos; porém, também foi boa adesão do público de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos, ou seja, a população sexualmente ativa", analisa.
Outra observação do médico é sobre o sexo das pessoas que realizaram os testes: 62% são mulheres. "Os homens respondem por 38% do total dos testes realizados durante a campanha. É um bom número, mas ainda estamos longe do objetivo, pois, como sabemos os homens são mais infectados que as mulheres. Precisaríamos ter esta relação invertida", comenta Ricardo.
Durante o período do Fique Sabendo 2012, 35 unidades de saúde de Sorocaba ofereceram o exame. O atendimento foi feito nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Ônibus da Mulher e do Homem, no Serviço de Assistência Municipal Especializada de Sorocaba (Same) e no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas).
Quem não participou da campanha, ainda pode procurar qualquer uma destas unidades, já que o exame é oferecido o ano todo. O Fique Sabendo é permanente. Além disso, quem tiver alguma dúvida sobre o teste de HIV ou sobre DSTs, pode se informar diretamente no Coas, que fica na Rua da Penha, 770, no Centro.