da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Subsecretário de Fortalecimento Familiar e Comunitário do Ministério de Desenvolvimento Social de Buenos Aires, Santiago López Medrano, esteve nesta sexta-feira (30) conhecendo na prática, os programas sociais da Prefeitura desenvolvidos por meio da Secretaria da Cidadania (Secid).
O objetivo da visita foi conhecer os programas que atuam no atendimento aos moradores de rua e, também, a discussão de uma possível parceria entre os governos de Buenos Aires e Sorocaba na realização de um levantamento dessa população nas duas cidades buscando criar uma metodologia conjunta para o desenvolvimento de uma ação inovadora visando solucionar essa questão.
Segundo a assessora técnica da Secid, Maria Aparecida Rodrigues Athayde, essa visita se transformou numa grande troca de experiências. "O segmento de população de rua é muito difícil de conseguir melhora, mas nós estamos obtendo resultados muito positivos", comentou ao declarar que a visita vai trazer novas ideias e sugestões para alcançar um maior grau de assertividade nas ações locais.
No período da manhã, o subsecretário visitou as instalações da Secid e conheceu o trabalho da "Ronda Social", coordenada pela pasta. A responsável pelo serviço, Rosemeire Barbosa fez as explicações acerca do funcionamento e do trabalho de abordagem social e de encaminhamento do morador de rua ao CREAS-POP (Centro de Referência e Assistência Social); local onde a população de rua recebe alimentação, dispõe de área cuidar da higiene pessoal e da roupa, recebe orientação para regularização de seus documentos, além de atendimento psicológico, jurídico e de serviço social. López se impressionou com os trabalhos de oficinas de artesanatos, grupos de reflexão e convivência socioeducativas que são desenvolvidos no espaço.
Segundo o subsecretário argentino, a escolha por Sorocaba se deveu a uma parceria do governo de Buenos Aires com a Ong Lua Nova que acolhe meninas gestantes e jovens mães em situação de risco social e, também, por conta das características da população de rua que é similar a de Buenos Aires. "A intenção é buscar intercâmbios para obtermos, juntos, soluções aos problemas sociais enfrentados pelas cidades", declarou.
Ao final da visita, Medrano ressaltou ter percebido que a Prefeitura de Sorocaba está preocupada com a causa e que é de extrema importância que o município mantenha este trabalho de articulação.