da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), iniciou nesta semana a instalação da estrutura do Palacete de Cristal, do Jardim Botânico. Com cerca de 80 mil m², o novo espaço está sendo implantado numa área entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas.
O Jardim Botânico será um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, em especial, de espécies nativas da flora. "O local servirá de estufa para o cultivo e exposição de diferentes espécies de plantas, em especial as nativas, e sediará atividades de educação ambiental, como cursos, oficinas e palestras. Além disso, o Jardim Botânico será um espaço de lazer para a população", explica Clebson Ribeiro, engenheiro agrônomo da Seobe.
Com uma área de 500 m², o Palacete de Cristal terá canteiros onde serão dispostas espécies e mudas de plantas, funcionando como uma área de cultivo com fins educacionais. O espaço será composto quase que inteiramente por vidros, além das demais estruturas, todas metálicas, e um telhado com isolante térmico.
Dentro do Palacete de Cristal haverá uma grande diversidade de plantas nativas e ornamentais, cultivadas no local. O espaço também poderá servir para a realização de exposições de plantas e até eventos culturais. Além disso, haverá um anexo onde serão instalados sanitários e um espaço de atendimento ao público.
Com um investimento total em torno de R$ 5 milhões, a previsão é que as obras do Jardim Botânico estejam concluídas no início de 2013. A Prefeitura já implantou três espelhos d'água e o acesso ao local. Neste momento, está finalizando a obra do arruamento interno, salão multiuso, prédio de apoio, portaria, portal de entrada e orquidário.
Já nos próximos dias, terá início a construção do mirante do Jardim Botânico. "Ele ficará localizado no ponto mais alto do parque e terá uma vista panorâmica da cidade", explica Clebson Ribeiro.