Período de chuvas - Condec apresenta Plano Verão 2012/2013

29/11/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A partir do próximo dia 1º de dezembro, sábado,  entra em operação em Sorocaba o Plano Verão, cuja principal finalidade é executar ações preventivas durante os períodos de chuvas. A apresentação da edição 2012/2013 do Plano aconteceu nesta quarta-feira (28), durante encontro promovido pela Comissão de Defesa Civil (Condec), na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista. Estiveram presentes representantes de todas as Secretarias Municipais; Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); Corpo de Bombeiros; CPFL, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e voluntários.

Ao apresentar a estrutura preparada para o Plano Verão, o presidente da Condec, Roberto Motgomery Soares, comentou sobre as previsões de chuvas para a segunda quinzena de janeiro. Segundo ele, integrantes da Defesa Civil do Estado "estão preocupados com o El Nino (fenômeno climático que acontece em decorrência da elevação da temperatura das águas do oceano Pacífico), que pode provocar chuvas intensas a partir desse período".

Montgomery tomou como exemplo o que ocorreu no último dia 12, quando uma chuva de pouco mais de quatro horas de duração provocou enchentes e alagamentos em algumas regiões da cidade. "Deveremos ter chuvas de pouca duração, mas muito intensas", observou.

O presidente da Condec salientou, porém,  que o município está preparado para enfrentar situações climáticas adversas, "principalmente pelo trabalho preventivo que vem realizando há alguns anos". Ele citou o caso da transferência de dezenas de famílias que viviam em áreas de risco, hoje morando em moradias seguras.

Durante o Plano Verão, a Condec manterá um acompanhamento diário dos postos pluviométricos instalados nas Estações de Tratamento de Água do Cerrado e do Éden, Aterro Sanitário (Zona Industrial) e no Palácio dos Tropeiros.

Por vídeo monitoramento será acompanhada a régua instalada no rio Sorocaba, nas imediações da praça Lions. Os dados pluviométricos acumulados em três dias de chuvas também nortearão as ações de atendimento das regiões eventualmente afetadas pelas chuvas.

Entre servidores da Prefeitura e demais órgãos envolvidos, o Plano Verão deverá mobilizar mais de 150 pessoas para o atendimento de eventuais ocorrências provocadas pelas chuvas. Todo o aparato será mantido até o mês de março, quando as chuvas começam a diminuir. O Plano Verão vai vigorar de 1 de dezembro de 2012 a 31 de março de 2013.

Compartilhe no Whatsapp