da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A terceira edição do "Mulher Empreendedora", realizada na noite desta terça-feira (27), lotou os 120 lugares do auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger". O evento, que teve como ponto alto a palestra "Elas, Somos Todos Iguais", com a jornalista Susi Berbel, aconteceu de forma descontraída com as mulheres, literalmente, soltando a voz para acompanhar a cantora que fez a abertura.
Representando a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), o diretor de Empreendedorismo, Roberto Freitas, destacou os esforços da Prefeitura de Sorocaba no estímulo aos empreendores do município, em especial às mulheres. "Aproximadamente 45% dos empreeendedores do Brasil são mulheres e a tendência é que, em pouco tempo, elas estejam na liderança. Em Sorocaba a Prefeitura trabalha muito para apoiar o cidadão que deseja empreender, realizar o sonho de ter o próprio negócio", destacou.
Érica Regina da Silva, do Núcleo de Mulheres de Negócios, da Associação Comercial de Sorocaba, elogiou o grande empenho da Prefeitura no apoio aos cidadãos que desejam montar o próprio negócio. "Nunca tivemos um momento tão propício como agora para empreender, para aprender a gerenciar um negócio. Essa parceria entre Prefeitura, Sebrae, Associação Comercial e outras entidades facilita, e muito, a vida de quem quer realizar o sonho de empreender", disse ela.
Foi no "Mulher Empreendedora" de 2011 que a costureira Clarice Ferreira de Souza, do Jardim Prestes de Barros, tomou gosto pelo empreendedorismo. Ela era uma das 120 mulheres presentes ao evento e já anunciou que, em janeiro, abre sua loja de tecidos, langerie e moda praia. "Decidi abrir a loja em função da crescente demanda e da necessidade de ter um espaço apropriado", explicou Clarice que terá o apoio do marido no empreendimento.
A também costureira Márcia Ferreira, da Vila Barcelona, foi à palestra para aprender um pouco mais sobre empreendedorismo e fazer contatos com outras empresárias. Atualmente, toda sua produção vai para o Mato Grosso do Sul, mas a partir de janeiro, lança sua loja virtual com olhos para o Brasil e o mundo.
Após a palestra aconteceu o chamado "Network", que consiste na troca de cartões de visitas entre as empreendedoras presentes ao encontro. Roberto Freitas classificou a terceira edição do evento como das mais positivas. "O grande público presente comprova que as mulheres sorocabanas realmente estão encarando e vencendo o desafio de empreender com sucesso", concluiu.