da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Sorocaba será um dos assuntos tratados durante o II Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental, que acontecerá nesta semana no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no município de Inconfidentes, em Minas Gerais. O evento tem início nesta quarta-feira (28) e prossegue até sexta-feira (30).
Gislaine Villas Boas, assessora técnica da Secretaria de Parcerias (Separ), abordará na sexta-feira, a partir das 20h30, a palestra "Plano de coleta seletiva da cidade de Sorocaba sobre a ótica da emergia". De acordo com ela, o tema tratará sobre a eficiência na recuperação dos materiais recicláveis feitos pelas cooperativas parceiras da Prefeitura de Sorocaba no Programa Municipal de Coletiva Seletiva.
"Esse é o indicador de contabilidade ambiental do processo de reciclagem no município e faz parte das análises de sustentabilidade. Com isso pudemos saber, entre outras informações, qual material é o mais rentável ambientalmente e comercialmente para as cooperativas", explica Gislaine. Durante esse processo, foi identificado, por exemplo, que separar o metal e o vidro requer muito tempo do trabalho dos cooperados para pouco retorno financeiro.
Além da coleta seletiva, os demais temas tratados no ciclo de palestras serão: "Código Florestal: Desafios, Soluções e Sustentabilidade", "Percepção Ambiental", "Direito e dever ambiental: prevenir ou remediar?" e o "Uso de predadores e parasitóides para o manejo de pragas na agricultura moderna".