da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Detalhes da arquitetura de prédios antigos da cidade, objetos encontrados na rua e trabalhados como forma de expressar a sensibilidade. É esse o conteúdo da mostra "Fragmentos de Sorocaba" que acontece no Palacete Scarpa, sede da Secretaria da Cultura e Lazer de Sorocaba (Secult).
Organizada e coordenada pelo professor Clayton David Balduíno, a mostra traz desenhos de 20 alunos do curso de Artes do projeto Mais Cultura, da Secult, numa oportunidade de apresentar o resultado dos estudos. "É uma visão bem particular daquilo que os estudantes passaram a observar nas ruas de Sorocaba", conta, ao afirmar que a resposta à proposta foi muito interessante e possibilitou o despertar dos alunos para uma reflexão acerca do cotidiano da cidade.
Segundo Clayton, a partir da ideia de buscar angulações diferentes daquelas normalmente percebidas, detalhes que passam longe diante do corre corre das pessoas, fez com que os jovens também mudassem seu olhar sobre o ambiente onde vivem. Além dos desenhos produzidos a partir de fotos capturadas pelos estudantes, objetos - como uma enxada e um tijolo - receberam impressões únicas de seus autores, demonstrando as infinitas possibilidades de transformar o comum em arte.
A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50. O Palacete Scarpa fica na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. A entrada é gratuita.