Pedagoga orienta como pais podem analisar a melhor a escola para seus filhos

19/11/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

Itens como equipe pedagógica qualificada ajudam a dar segurança às crianças

 Todo ano a história se repete. Com a chegada do período de matrícula escolar, a maioria dos pais enfrenta um dilema: como escolher melhor a escola ou berçário que atenda as necessidades educacionais de seus filhos?

 Para orientá-los neste processo de escolha, a coordenadora pedagógica do Grupo Morangos Brasil, Silmara Regina Ferraz, organizou um verdadeiro “check-list” contendo alguns parâmetros que devem ser levados em conta. Projeto educacional, equipe pedagógica com constante atualização técnica, alimentação e espaço físico são alguns itens que devem ser avaliados na hora de matricular as crianças na escola ou berçário.

 Mas não basta a instituição de ensino dispor de toda infraestrutura necessária para atender o novo aluno. É importante que a criança também se adapte ao novo local. Por isso, é interessante que a direção, a coordenação pedagógica e a equipe escolar dispensem grande cuidado nesse sentido.

 “É preciso que os pais se sintam seguros quanto à escolha da escola e possam contar com o apoio da equipe que proporcionará condições psicológicas e emocionais necessárias para que a criança fique segura, o que poderá permitir passar certo tempo do dia longe de sua mãe”, observa a pedagoga.

                 Segundo Silmara, o ideal é que a escola designe de dois a três dias para que os pais possam participar do convívio com o filho na própria escola. Essa experiência dará a chance de observar como a equipe acolhe as outras crianças.

                 A pedagoga explica que é importante que a criança tenha condições de desenvolver a confiança necessária nos adultos e no novo ambiente. “É preciso ter um tempo de adaptação, pois cada criança tem seu ritmo e não é aconselhável deixá-la na escola por imposição. Além disso, os pais devem esclarecer ao filho que ele ficará na escola por um período, mas que no horário certo irão buscá-lo”, orienta.

 Diferença está nos detalhes

                 No caso do berçário, é importante verificar se o local proporciona aos bebês um ambiente de aprendizagem ativa, tendo em conta espaços e recursos qualificados e funcionais, fáceis de utilizar e esteticamente atraentes. Isso tem como objetivo fundamental a estimulação do desenvolvimento físico, a coordenação motora, o pensamento lógico-matemático, o desenvolvimento sensorial e cognitivo, a função simbólica e a linguagem da criança.

                Silmara comenta que o berçário deve ser um ambiente criado para dar continuidade aos cuidados prestados pela família à criança num local que garante total segurança, bem-estar físico e emocional, bem como desenvolvimento holístico e harmonioso do aluno.

                 Já a pré-escola deve prezar por um cotidiano que integre uma postura de cuidado à educação, traduzindo em ações os Direitos da Criança. Isso inclui uma atmosfera de tolerância, respeito e curiosidade para com as culturas locais, famílias, comunidades e seus modos próprios de viver.

                 “Tanto o berçário quanto a pré-escola devem ter um apoio material e afetivo imprescindível ao desenvolvimento global da criança, disponibilizando diferentes atividades curriculares e extracurriculares, inseridas em projetos diversificados que potencializam novos conhecimentos”, argumenta a especialista.

 

BOX

Check List (O que observar):

a) projeto educacional

b) espaços da escola

c) número de professores por bebê/criança

d) limpeza e conservação do prédio

e) alimentação (se a escola oferece ou não)

f) localização

g) atividades extracurriculares oferecidas

h) preço

i) equipe pedagógica qualificada

 

Sobre a pedagoga

Silmara Regina Ferraz é formada em pedagogia pela Uniso, com especialização em Gestão Escolar pela Unimep. Possui 17 anos de experiência na área educacional, sendo três anos dedicados à gestão administrativa e pedagógica de unidades privadas de ensino. Atualmente, é responsável pela coordenação pedagógica do Berçário e Escola Morangos, unidade Sorocaba.

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