Jovens colocam a mão na massa e levam melhorias para a Central de Reciclagem

12/11/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O trabalho voluntário continua neste sábado, das 7h às 19h, mesmo com a previsão de chuva. A comunidade também pode participar!

 Desde o início da manhã desta sexta-feira (9), apesar da chuva, cerca de 25 jovens voluntários, alunos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica da Unesp Sorocaba, estão participando de uma ação social na Central de Reciclagem da Zona Oeste, no Jd. Zulmira. Eles colocaram a "mão na massa": estão fazendo a limpeza do local e já deram início à construção de um jardim na unidade. O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho aos cooperados e otimizar o processo produtivo na unidade.

Iniciativa do Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (GAIA) da Unesp, com apoio da Secretaria de Parcerias (Separ), a ação acontecerá até às 19h desta sexta-feira e prossegue no sábado (10), no mesmo horário, com a participação de jovens de outros municípios brasileiros, como grupos de Guaratinguetá, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

No sábado, o grupo dedicará o dia para construir os móveis para o novo refeitório dos cooperados e para a sala de descanso. Para o trabalho, os jovens estão utilizando materiais reciclados, como pneus, garrafas pets, paletes, entre outros, que conseguiram por doação e na própria Central de Reciclagem. "A nossa ideia é de fortalecer os laços da cooperativa e também ajudar na transformação física do local", explicou o fundador e coordenador do GAIA, João Henrique Arcala, estudante de Engenharia Ambiental da Unesp, .

Para a estudante do 3º ano de Engenharia Ambiental da Unesp, Natália Silva de Souza Lima, essa ação social está trazendo um experiência incrível para todos os participantes. "É muito interessante fazer algo diferente. Estamos aprendendo muito com esse trabalho aqui na Central", explica.

Central de Reciclagem

Inaugurada em 2011, a Central de Reciclagem da Zona Oeste concentra o trabalho da Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando, deste modo, a logística da coleta seletiva. A estrutura possui um galpão com mais de 2 mil metros quadrados de área, escritório, banheiros e cozinha. O local também conta com uma esteira de 25 metros de extensão que, além de agilizar a triagem, também acelera a comercialização do material recolhido.

Euzenice Cabral Cândido, de 45 anos, mais conhecida como "Val", é uma das cooperadas da Central de Reciclagem. Há 4 anos trabalhando na unidade, ela está feliz com o trabalho que está sendo feito pelos jovens. "Estou muito feliz. Foi uma surpresa muito grande para todos nós, pois eles estão nos ajudando a realizar nossos sonhos", declarou.

Com uma renda mensal de aproximadamente R$ 1 mil, a cooperada também comentou sobre os avanços que o poder público municipal trouxe para a coleta seletiva na cidade. "Quando comecei a trabalhar, eu fazia o trabalho com carrinho e andava pelas ruas embaixo do sol, muitas vezes o dia todo, sem parar para almoçar. Com os investimentos da Prefeitura de Sorocaba, a coleta ficou mecanizada e com essa esteira, melhorou muito o nosso trabalho. Antigamente, conseguíamos fazer 70 bags por dia. Hoje, com a esteira, nosso trabalho rende muito mais, chegando a 150 bags por dia", contou.

A Central de Reciclagem da Zona Oeste está localizada na Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira.

Compartilhe no Whatsapp