da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Complexo Viário "André Franco Montoro", um dos três eixos que integram os mais de 33 Km de avenidas do programa Sorocaba Total, terá mais uma importante etapa concluída até o final deste ano. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), executa o último trecho das obras de revitalização da Avenida José Joaquim Lacerda. Mais de 60% dos serviços estão concluídos, como duplicação e pavimentação da pista, elevação de trechos da via, paisagismo e a implantação de calçada e ciclovia.
No mês de junho, a Prefeitura concluiu o primeiro trecho do Complexo "Franco Montoro", que criou uma nova alternativa viária na região da Vila Fiori, Jd. Brasilândia e Vila Santana, se interligando à Avenida Dom Aguirre, Zona Industrial e Alto da Boa Vista. As melhorias ainda consistiram na ampliação e modernização do sistema de drenagem local, que aumentou a capacidade de absorção da água de chuva originária dos altos da Vila Carvalho e Av. Ipanema e diminuindo as possibilidades de inundações na região do Jd. Maria do Carmo e Jd. Abaeté.
A segunda pista da JJ Lacerda tem 9m de largura e, após a conclusão dos trabalhos, a avenida contará com três pistas para subida e outras duas para descida, com sinalização viária, novos sistema de ilumnação e gradis de proteção na ciclovia. Segundo o coordenador-adjunto do Sorocaba Total, Ricardo Inforzato, a duplicação da JJ Lacerda demandaram um volume grande de aterro, em razão do desnível original do terreno – em alguns pontos, a diferença de altura chegava até a 9m. "Além disso, a pista original teve sua base inteiramente recuperada, possibilitando aos motoristas melhores condições para transitar até a Av. Ipanema", explica.
Novos caminhos
O Complexo Viário "André Franco Montoro" começa na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), nas proximidades da Av. Independência, mas também pode ser acessado pelas Av. 15 de Agosto e Dom Aguirre. A rota segue pelas avenidas Fernando Stecca, Camilo Júlio, Radial Norte e JJ Lacerda, no cruzamento com as ruas Oswaldo Cruz e João Ribeiro de Barros.
A JJ Lacerda termina na Av. Ipanema, onde um futuro viaduto permitirá acesso à Rua Hermelino Matarazzo e às avenidas Brasil e General Osório. O fluxo seguirá por nova marginal ao longo do Córrego do Itanguá, cruzará a Av. Santa Cruz e seguirá pela Av. Luiz Mendes de Almeida até a Rodovia Raposo Tavares.
Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, o "Sorocaba Total" prevê melhores condições ao trânsito da cidade com a implantação de 33 km de novas avenidas em três complexos viários: André Franco Montoro, Ulysses Guimarães e Mário Covas. "Estamos vendo o resultado de se repensar a cidade, criando novos sistemas viários, com 33 Km de avenidas arborizadas e ciclovias, originando novas oportunidades de desenvolvimento para a cidade", destaca o prefeito Vitor Lippi.