Campanha contra a tuberculose continua até sexta-feira

7/11/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Pessoas que apresentam tosse há duas semanas ou mais podem comparecer em qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, até a próxima sexta-feira (9), para fazer o exame de escarro, que detecta a tuberculose. A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, que teve início na segunda-feira (5) e marca a passagem do Dia Internacional da Tuberculose, lembrado em 17 de novembro, visa orientar e identificar novos casos da doença em Sorocaba, para que o tratamento tenha início o mais rápido possível.

Além das UBSs, a campanha, realizada pela Secretaria da Saúde (SES), também ocorre das 8h às 17h nos Pronto Atendimentos (PAs); nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste; no Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same); no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) e no Ambulatório de Saúde Mental. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, os hospitais psiquiátricos e as penitenciárias da cidade também estão participando da iniciativa.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Valquíria Carnio Gomes, o diagnóstico da tuberculose é feito a partir de uma amostra de escarro, cuja coleta é simples e rápida. Pacientes que registram alguma alteração são encaminhados para a sede do programa, que fica na Policlínica Municipal de Especialidades, em Santa Rosália.

O tratamento é feito com medicamentos específicos pelo prazo de seis meses e, se for seguido corretamente, garante a cura da doença. Além da tosse, a febre, o emagrecimento e o suor noturno também são outros sinais característicos da tuberculose.

Compartilhe no Whatsapp