da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Nesta segunda-feira (5), das 18h30 às 21h, a população poderá participar da audiência pública de lançamento do diagnóstico e das propostas do plano de manejo do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade de Sorocaba – a primeira unidade de conservação do município, localizada numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima à nova fábrica da Toyota, na Zona Norte da cidade. O evento acontecerá no auditório do Núcleo Etec da UFScar, localizado à Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, em Santa Rosália.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento visa nortear o plano de manejo dessa unidade de conservação no que tange aos aspectos socioambientais e à participação da sociedade no processo de planejamento da nova área protegida do município. "Essa será uma grande oportunidade para que a população conheça a proposta deste novo parque de Sorocaba e dê sua opinião sobre os instrumentos de proteção e efetivação da unidade de conservação", destaca Vidal Dias da Mota Júnior, diretor de Gestão Ambiental da Sema.
De acordo com a Sema, podem participar representantes de instituições públicas, ONGs, associações representativas dos vários segmentos da sociedade e demais interessados. Na audiência, serão detalhados o conteúdo e a metodologia de elaboração do plano, inclusive, as diversas etapas de sua realização.
"Apresentaremos o plano de manejo do parque, que nada mais é do que um documento que traz todo o levantamento dos aspectos físicos, biológicos e sociais que impactam a conservação desse espaço tão importante para a proteção do meio ambiente do município", explica Vidal.
O plano vai assegurar a conservação integral dos recursos naturais e promover a recuperação das áreas alteradas existentes; planejar a implantação de infraestrutura e apoio logístico às atividades científicas e educativas; e definir programas e atividades de educação ambiental, que possibilitem a integração da comunidade com a natureza, a divulgação dos resultados de pesquisas e o restabelecimento da floresta como parte do conhecimento comum, buscando o apoio comunitário para a proteção e valorização do parque.
Além disso, o plano estabelecerá um programa multidisciplinar de pesquisa básica e aplicada que possibilite, a médio e longo prazos, a compreensão do ecossistema local e a definição de técnicas de recuperação ambiental.
Dúvidas e informações pelo telefone 3219.2280 ou pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br. A proposta do Plano de Manejo está disponível no site meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. A inscrição deve ser feita momentos antes da audiência, no próprio local.