Antonio Carlos Pannunzio é eleito prefeito de Sorocaba, SP

29/10/2012 - Sorocaba - SP

Do G1 de Sorocaba e Jundiaí

Candidato do PSDB recebeu 51,04% dos votos válidos.
"Minha prioridade será a saúde", afirma Pannunzio.


Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) foi o candidato escolhido pela maioria dos votos, em Sorocaba (SP), para assumir a prefeitura. Ele foi eleito neste domingo (28), com 162.829 votos, após disputa no segundo turno com Renato Amary (PMDB). O resultado foi confirmado às 19h11, com 100% das urnas apuradas. O oponente do PSDB recebeu 156.220 votos e ficou com 48,96%.

"Minha prioridade durante o governo será a saúde. Ainda não tenho o nome de nenhum secretário definido, mas escolherei de acordo com a capacidade política, profissional e ética", disse Pannunzio logo após ser eleito.

Aos 69 anos, o novo prefeito de Sorocaba, nascido em São Paulo, é engenheiro metalúrgico e acumula a experiência de já ter sido prefeito de Sorocaba em 1989.

O candidato eleito cumpriu quatro mandatos consecutivos como deputado federal.

Campanha 

Antonio Carlos Pannunzio concorreu ao cargo de chefe do executivo com outros quatro candidatos. Além de Renato Amary (PMDB), também disputaram Raul Marcelo (PSOL) e Iara Bernardi (PT). A última pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Tem, mostrou que os dois candidatos estavam empatados com 50% dos votos.

Durante a campanha, Pannunzio abordou como principais temas: trânsito, saúde, educação infantil, meio ambiente e segurança. Segundo o novo prefeito, os principais desafios de seu governo são trânsito e saúde.

O candidato participu de dois dabetes realizados pela Tv Tem, um no primeiro turno e outro no segundo turno. Ambos foram transmitidos também pelo G1.

Propostas
O prefeito eleito planeja investir em uma estação ferroviária para receber o Trem Rápido, que ligará Sorocaba a São Paulo. Entre suas propostas, está a criação de uma rodoviária para receber os ônibus do eixo da Castello Branco e, caso haja viabilidade, de uma outra para aqueles que vêm pela Raposo Tavares.

Outro ponto que Pannunzio também aborda é a construção de mais seis grandes UBSs (Unidade Básica de Saúde) - todas com Policlínica -, além de uma Unidade Pré Hospitalar na Zona Leste, o Hospital Público da Zona Norte e mais uma Policlínica Cirúrgica.

Votos Válidos (excluindo brancos e nulos): 319.049 (90,83%)
Antonio Carlos Pannunzio (PSDB): 51,04%
Renato Amary (PMDB): 48,96%
Total de votos: 351.273
Brancos: 10.619 (3,02%)
Nulos: 21.605 (6,15%)

Compartilhe no Whatsapp